Pular para o conteĂșdo

Reserva de emergĂȘncia como montar uma para imprevistos

Para garantir sua estabilidade financeira, tenha uma reserva de emergĂȘncia bem preparada. Imprevistos sĂŁo parte da vida.

AnĂșncio

Quando se fala de investimentos, a maioria das pessoas logo pensam em açÔes ou fazer plano de aposentadoria. Mas nada adianta investir desta forma, se vocĂȘ nĂŁo buscar a forma certa de investimento..

Invista em Reserva de EmergĂȘncia

É muito importante investir seus recursos financeiros e com inteligĂȘncia. Portanto, o seu primeiro investimento deve ser a reserva de emergĂȘncia. Pois assim vocĂȘ terĂĄ qualidade de vida e seu patrimĂŽnio estarĂĄ seguro.

AnĂșncio

Então suas primeiras economias devem suprir alguns imprevistos financeiros. Como por exemplo a perca de um emprego, a manutenção do seu carro, ou até mesmo despesas médicas.

AliĂĄs, reserva de emergĂȘncia nĂŁo sĂŁo apenas para imprevistos, mas tambĂ©m para aproveitar algumas oportunidades, como por exemplo uma Ăłtima promoção daquela viagem do seus sonhos. Pense nisso.

AnĂșncio

Entenda onde colocar a sua reserva de emergĂȘncia

A primeira coisa a fazer Ă© construir a sua reserva de emergĂȘncia, conforme o seu padrĂŁo de vida. Ou seja, entenda quais sĂŁo os seus gastos mensais antes de começar a poupar.

Nessa anålise é importante também pensar no seus dependentes, ou seja, filhos ou pets, pois são despesas mensais que muitas vezes deixamos de fora. Então todos os gastos devem estar dentro do seu controle financeiro.

A partir do momento que vocĂȘ começa a controlar sua receita e despesas mĂȘs a mĂȘs, decerto vocĂȘ passarĂĄ a entender seus objetivos de forma bem simples.

Quanto devo destinar para a reserva financeira?

Assim que vocĂȘ souber boa parte do seu orçamento mensal, chegou a hora de calcular o montante que deve ser guardado durante os meses.

Portanto para começar, é vålido poupar 5% da sua renda líquida mensal. Se ainda assim não for um valor possível, comece ao menos com 1% e no futuro aumente gradualmente. O importe é começar a poupar.

No geral, o montante que deve ser guardado Ă© equivalente entre 6 atĂ© 12 meses do seu padrĂŁo de vida. Ou seja, o valor total da sua reserva ao diluir dentro do mĂȘs, estarĂĄ prĂłximo da sua renda mensal.

Agora, se vocĂȘ quer alcançar o mais rĂĄpido possĂ­vel sua reserva financeira sem comprometer suas despesas mensais, ajuste as despesas e tente chegar entre 10% atĂ© 20% da renda lĂ­quida mensal.

Onde guardar a reserva de emergĂȘncia?

Bom, depois de entender quais sĂŁo suas despesas mensais, ter uma mĂ©dia de quanto poupar por mĂȘs, chegou a hora de guardar a sua reserva de emergĂȘncia em um lugar seguro e rentĂĄvel.

Certamente o melhor lugar para a sua reserva Ă© um investimento seguro, de baixo risco e com liquidez diĂĄria, pois assim vocĂȘ consegue resgatar de imediato.

Então comece a investir em títulos como CDBs e Tesouro Selic, pois são investimentos de renda fixa com as características que citamos anteriormente. Vale ressaltar que a poupança também um tipo de investimento, mas os CDBs e Tesouro Selic são mais rentåveis e fåceis de aplicar.

Separamos um artigo que explica em detalhes os investimentos de renda fixa citados e outros tambĂ©m interessantes para começar sua reserva de emergĂȘncia.

Esperamos que essas dicas passo a passo de como montar sua reserva de emergĂȘncia para imprevistos, te ajude a investir com inteligĂȘncia.

Veja também:

Aproveite para compartilhar essa informação tão valiosa para seus amigos e familiares.

5/5 - (2 votes)
MarcaçÔes: