Pular para o conteúdo

Proteja sua grana: impacto da inflação nos seus investimentos

A inflação é o encarecimento gradual dos produtos, reduzindo o poder de compra. Entenda um pouco mais a seguir.

Anúncio

Se você já percebeu que o pãozinho da padaria ou a gasolina do posto estão mais caros do que no ano passado, é a inflação fazendo “estrago”.

Como a inflação afeta seus investimentos

Se você investiu R$ 1.000 em uma aplicação que rendeu 5% no ano, mas a inflação foi de 6%, na realidade, você perdeu poder de compra.

Anúncio

Seu investimento precisa superar a inflação para realmente lhe trazer ganhos reais.

Investimentos e a corrida contra a inflação

Alguns investimentos são mais suscetíveis à inflação do que outros. Poupança, por exemplo, muitas vezes rende menos que a inflação, diminuindo seu poder de compra ao longo do tempo.

Anúncio

Por outro lado, investimentos como ações podem oferecer retornos superiores, mas vêm com riscos adicionais.

Estratégias para combater

  1. Diversificação: Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta. Misture diferentes tipos de investimentos para equilibrar risco e retorno.
  2. Títulos Indexados à Inflação: Existem opções no mercado, como o Tesouro IPCA+ no Brasil, que protegem seu investimento.
  3. Investimentos em Ações: Empresas podem aumentar os preços de seus produtos para combate-la, o que pode resultar em maiores lucros e, consequentemente, valorização das ações.
  4. Imóveis: Tradicionalmente, o valor dos imóveis tende a acompanhar ou até superar a inflação ao longo do tempo.

Mantenha-se Informado e atualizado

A inflação não é estática. Ela pode variar devido a diversos fatores econômicos. Por isso, é crucial manter-se informado sobre o cenário econômico e ajustar seus investimentos conforme necessário.

Chegou até aqui? Compartilhe com amigos e familiares, para que todos também possam expandir seu conhecimento sobre educação financeira.

5/5 - (2 votes)