metas financeiras

Metas Financeiras: Coloque em prática o seu planejamento

É muito importante traçar metas financeiras, assim você consegue controlar e ajustar o seu dinheiro de acordo com o seu planejamento pessoal.

Ou seja, as metas financeiras é o seu guia para começar a realizar seus sonhos e objetivos. Portanto, é  muito importante ter o controle sobre seu planejamento.

Assim todas as metas são definidas como curto, médio e longo prazo. Vamos entender cada uma delas.

Metas Financeiras de Curto Prazo

A meta de curto prazo, pode ser definida de 06 meses até 2 anos em média. Então se sua meta é guardar dinheiro por exemplo, é preciso definir o quanto você irá poupar durante um certo período, para alcançar seu objetivo.

É possível fazer investimentos financeiros a curto prazo, investindo em renda fixa, como por exemplo: CDB; Tesouro Direto; LCI; LCA e dentre outros tipos de investimentos que não precisam de muito tempo para resgatar o seu dinheiro.

Outro exemplo para metas de curto prazo, são objetivos como comprar um novo carro, fazer uma faculdade, mas lembre-se de poupar primeiro dentro desse período.

Metas Financeiras de Médio Prazo

São metas com um prazo um pouco maior, que são definidas no período de 2 até 5 anos. Portanto, precisam de investimentos maiores para realizar.

Decerto investimentos conservadores irão te ajudar a alcançar esse objetivo, porém é preciso ter um planejamento bem traçado para conseguir manter estável seus aportes financeiros.

Podemos considerar metas de médio prazo: Faculdade de um filho(as); festa de casamento; comprar sua primeira casa; viagem dos sonhos.

Vamos dar um bom exemplo na prática:

Uma pessoa pretende daqui a 3 anos visitar alguns países europeus, como por exemplo a Itália e França. Então para que isso aconteça, ela planejou e definiu sua meta.

No primeiro momento, resolveu poupar de 5% há 7% do seu salário todos os meses, durante o período de um ano e meio, com o intuito de custear as passagens e hospedagens da viagem.

Já para nos próximos um ano e meio, aumentou sua poupança mensal para 10%. Assim começou a pensar em custear os gastos da viagem.

Assim, essa pessoa fechou o ciclo de 3 anos investimentos de médio prazo e realizará o sonho.

Metas financeiras de Longo Prazo

Metas de longo prazo, tem como objetivo buscar a tão sonhada liberdade financeira. Portanto, é sempre bom pensar nessa meta, pois quanto mais cedo começar, será melhor para realizar. Decerto metas de longo prazo levam mais de 6 anos para conquistar.

Então, busque por previdências privadas; planos de aposentadoria; bons investimentos em fundos imobiliários e fundos de ações, por exemplo.

Como manter suas metas em dia

De fato todos precisam de metas se querem chegar a um objetivo. Mas durante a execução das metas é preciso ter boas práticas.

Primeiramente, defina o tamanho de sua meta e se está dentro de sua realidade atual. Portanto a meta precisa ser específica e realista.

Esperamos que essas dicas de metas financeiras tenham lhe ajudado a construir suas metas e foco em realizar seus sonhos e objetivos na vida.

Veja também:

  1. 4 dicas incríveis para alcançar suas metas e objetivos em 2022
  2. Plano financeiro pessoal para 2022 | Passo a Passo
  3. Tranquilidade Financeira – Alcance em 7 passos

Já que chegou até aqui, aproveite para comentar, deixe sugestões e nos siga nas redes sociais Facebook; Pinterest; Instagram.

Deixe uma resposta