Pular para o conteúdo

Tranquilidade financeira: alcance em 7 Passos

Alcançar a tranquilidade financeira é eliminar preocupações com dívidas e alocar seu dinheiro em ótimos investimentos.

Anúncio

Já pensou o seu dinheiro trabalhando para você? Realmente isso sim é tranquilidade financeira.

No entanto, para ter sucesso nas finanças ou ao menos manter as finanças estáveis, é preciso desenvolver boas práticas. Algumas delas são, eliminar dívidas, poupar e investir mais dinheiro e aumentar a reserva financeira familiar.

Anúncio

1 – Anote dívidas e gastos em categorias

Neste blog, sempre que possível estamos alertando sobre anotar todos os gastos e dívidas para começar a ter saúde financeira. Sei que parece clichê, mas sem esse primeiro passo, não é possível ter uma vida financeira tranquila.

Portanto, comece essa prática de anotar suas dividas e gastos, durante um a dois meses, para que você se familiarize com as suas despesas.

Anúncio

Anote tudo! Para lhe auxiliar, você pode usar aplicativos de controle financeiro, planilhas em Excel ou até mesmo aquele bom e velho caderninho de anotações.

Como você irá anotar suas despesas não importa, o que é fundamental mesmo é você começar a ter essa decisão e hábito na sua vida. É preciso colocar na sua rotina diária, assim você se acostuma e não pode falhar nessa tarefa!

2 – Faça uma análise do seu controle de gastos

Após anotar todas as suas despesas mensais, comece a colocar categorias e até mesmo subcategorias, assim você irá enxergar onde você está gastando mais do que deveria.

Com essas informações em categorias, você será capaz de saber por onde começar a economizar e até localizar gastos supérfluos.

De fato, você irá se surpreender com quanto você gasta com coisas que podem ser eliminadas facilmente de suas despesas. Acredite, com esses dois passos, seu hábito de economizar será intuitivo e automático.

3 – Trace metas e orçamentos para seus gastos

Criar metas e orçamento financeiro pessoal, não é algo para especialistas financeiros.

Portanto, você é completamente capaz de realizar o seu próprio controle financeiro. A única coisa que exigirá de você é dedicação e motivação para fazer isso.

Com um orçamento, você consegue ter uma visão geral de suas receitas e despesas.

Em relação as metas, você consegue programar e destinar o seu dinheiro para cada objetivo que você tem em mente. Isso irá te ajudar a economizar e não perder o controle de seus gastos.

4 – Encontre maneiras de economizar dinheiro

Depois que você conseguiu identificar e eliminar gastos desnecessários, criar orçamento e metas para as suas receitas e despesas, agora é momento de economizar.

Com essa dica que eu vou dar, você precisa avaliar se está dentro da sua realidade e se você realmente está disposto a poupar dinheiro desta maneira. Portanto, analise essa possibilidade.

Mudar o seu comportamento

Se no seu controle financeiro você identificou que para poupar, não será possível devido o seus gastos estarem no limite do que você ganha, talvez seja o momento de diminuir o padrão de vida, já pensou nessa possibilidade?

Calma, não quero que você se prive da qualidade de vida que leva, mas ao menos tentar eliminar algumas despesas que podem esperar.

Por exemplo, sair menos para jantar fora com amigos e familiares, faça uma reunião com eles em casa, fica muito mais em conta. Você pode também usar menos o carro durante a semana.

Em suma, existem diversas possibilidades, analise e faça uma reflexão, você pode eliminar alguns gastos e manter o padrão de vida que leva, pense nisso.

Faça uma lista de compra e evite desperdício

O supermercado na maioria das vezes é o vilão do seu orçamento mensal. Portanto, quando for ao mercado faça uma lista de compras.

Além de te ajudar a evitar comprar coisas por impulso, você será capaz de fazer pesquisa de preço e economizar muito no mês.

É preciso rever o seu hábito de consumo, seja no supermercado, na energia elétrica, telefone, internet, TV a cabo e tantas outras despesas fixas mensais. Todas essas despesas são passíveis mudanças de hábitos. Aproveite para economizar bastante.

Se tem família, tome decisões juntas

Se o seu orçamento é familiar, reúna a família para tomar as decisões do orçamento. É muito importante todos os membros da família estarem também engajados e entendidos das mudanças que irão ocorrer.

5 – Ganhe mais dinheiro com Renda Extra

Existem diversas maneiras de aumentar a renda com uma renda extra. Não é necessário abandonar o seu emprego atual, basta iniciar uma atividade secundária.

Se você busca realmente a tranquilidade financeira, é preciso encontrar fontes de rendas alternativas. Assim, você será capaz de poupar e investir em ativos financeiros.

Temos alguns artigos que irão te ajudar a construir um negócio de sucesso e te ajudar a ter uma mente empreendedora:

6 – Monte sua Reserva de Emergência

Ter uma reserva de emergência, é um passo muito importante para alcançar a tranquilidade financeira.

Mas antes de montar sua reserva de emergência, elimine suas dívidas, caso tenha alguma. Aproveite as dicas de renda extra para levantar uma boa grana.

O intuito de fazer um fundo de emergência é te proteger dos imprevistos. Por exemplo, pneu do carro furou, foi ao médico e precisa comprar remédios, perder o emprego e dentre outras situações de emergências.

No blog, temos um artigo completo sobre como começar a sua reserva de emergência.

7 – Faça Investimentos Inteligentes

A maioria dos brasileiros, quando pensam em investimentos, automaticamente colocam o seu dinheiro na poupança. Mas acredite, a poupança tem um rendimento muito baixo.

Portanto, faça investimentos inteligentes. Existem diversos investimentos bem melhores que a poupança. Mas antes de indicar qualquer tipo de investimentos, é preciso definir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Existem diversas formas de investimentos, podem ser eles no mercado financeiro, imobiliário e tantos outros.

Portanto, invista no seu futuro. Considere por agora, investir em ativos de baixo risco, enquanto você busca conhecimento do mercado financeiro e educação financeira.

Para começar, você pode poupar no Tesouro Selic ou em um CDB que tenha rendimento a partir de 100% do CDI.

Calma, sempre que se fala de investimentos aparecem essa siglas, que mais parecem uma sopa de letrinhas. Eu te entendo, mas ainda assim é preciso se familiarizar com elas.

Portanto, vou deixar em destaque dois artigos bem interessantes, que irão te ajudar a entender as primeiras siglas do mercado financeiro; e as diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável.

Conclusão

Se você seguir esses 7 passos, de fato a tranquilidade financeira fará parte da sua vida. Embora, alguns desses passos exige esforço, dedicação e estudo, não é impossível para quem está focado em ter sucesso financeiro.

Aproveite cada momento em que estiver colocando em prática a educação financeira, considere como uma experiência de vida, as vezes você pode falhar, mas sempre terá a oportunidade de acertar.

Espero que essas dicas tenham feito sentido para a sua busca da tranquilidade financeira.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest

5/5 - (3 votes)