Um bom investidor que zela pelo seu patrimônio, procura investir de forma segura e estável, ou seja, em renda fixa. Tem esse nome pelo fato de justamente o investimento possuir uma rentabilidade previsível.
Portanto, ela pode ser fixada em percentual mensal ou seguir algumas taxas de mercado, como a taxa Selic, CDI e outros.
A referência mais utilizada em renda fixa é o CDI, que podem render desde 95% a 140%. Claro que também são indexados pela taxa Selic, que hoje está 7.75% a.a. (outubro/2021). Então vejamos o que é renda fixa na teoria e na prática.
Renda Fixa
A renda fixa é a modalidade de investimento no qual a rentabilidade é previsível, ou seja, tem uma taxa fixada na operação.
Esse tipo de investimento é muito bom tanto para iniciantes quanto para quem está há muito tempo no mercado financeiro.
Muitas pessoas quando começam a se interessar pelo mercado financeiro, acabam só olhando para a bolsa de valores, passam a arriscar o certo pelo incerto. Portanto, para quem está começando, o melhor caminho é a renda fixa.
Renda fixa são investimentos mais seguros, ao investir com segurança você consegue inclusive projetar o seus ganhos com objetivo e garantir rentabilidade.
Vejamos alguns tipos de investimentos em renda fixa:
- Poupança
- CDB
- LCI e LCA
- Letra de Câmbio
- Tesouro Direto
- CRI / CRA
Vamos deixar disponível um artigo que explica de forma simples e objetiva essas siglas “Siglas do mercado financeiro”
Você pode encontrar esses tipos de investimentos em instituições financeiras privadas e públicas, como empresas, bancos e pelo governo.
Vamos indicar algumas dessas instituições:
Renda Fixa na prática
Uma das práticas da renda fixa são os empréstimos do seu dinheiro para o emissor desses títulos.
Em contrapartida por você emprestar o seu dinheiro, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, definida no momento da compra.
Esse capital será investido para financiar projetos, pagar dívidas e até o desenvolvimento de algumas áreas específicas, como por exemplo o setor de imóveis (LCI) e o setor da agronomia (LCA).
Veja por esse lado, ao invés de você pegar dinheiro emprestado, é você quem empresta o seu dinheiro. Quando esse valor emprestado retorna para a sua carteira, você recebe com a taxa negociada e ainda ajuda setores de desenvolvimento.
Qual a rentabilidade da Renda Fixa?
Como já citado acima, existem diversas modalidades de investimentos de renda fixa. Então cada uma delas terá a sua rentabilidade específica.
Portanto, a principal taxa utilizada nos investimentos de renda fixa é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que acompanha de perto a taxa básica de juros.
Assim um investidor dessa modalidade, procura investimento no mínimo de 100% do CDI. Investimentos abaixo disso, provavelmente tem isenção de impostos.
Por exemplo, o Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros, com uma renda de quase 100% do CDI.
Uma vantagem desse investimento é que você pode resgatá-lo antes do vencimento a qualquer momento por possuir uma liquidez diária.
Investimento como CDB podem render mais do que o Tesouro Selic. Alguns CDBs podem chegar na casa dos 140% do CDI.
Porém é necessário “garimpar” e analisar o quanto você pode investir, sua rentabilidade e o prazo de resgate. Alguns contam com liquidez diária, enquanto outros o resgate é só no vencimento.
Como ficam os investimentos Em 2022
Como já citamos, a taxa Selic está em 7.75% a.a. (outubro/2021). Mesmo com a Taxa Selic sofrendo ajustes, os títulos de renda fixa tendem a acompanhar a taxa e render conforme a oscilação.
Uma coisa é certa, a poupança continua sendo ainda o pior investimento da modalidade.
Alguns investimentos continuam sendo vantajosos, como o LCIs e LCAs. Principalmente o LCI que apresenta um impacto menor nesse período de 2021.
Outra dica é optar por títulos como o debêntures e ficar atento às taxas cobradas em investimentos do CDB, por exemplo.
Então no período em que vivemos de 2021, o mais importante agora é eliminar os riscos e poupar de forma inteligente.
Em suma, esse é o momento que você deve estudar mais sobre investimentos, acompanhar o mercado financeiro de perto e buscar sempre se aprimorar na educação financeira.
Visite nossas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest