Meu primeiro Investimento: Por onde começar a investir?

Meu primeiro Investimento: Por onde começar a investir? Você tem vontade de começar a investir melhor o seu recurso financeiro, mas não sabe como ou até tem medo?

Não se preocupe, vou te ajudar a começar com o básico.

Primeiro passo, abra uma conta em uma Corretora

Corretora de valores é uma instituição financeira que oferece produtos para fazer render o seu dinheiro.

Ao contrário de um banco, que lhe oferece cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos.

A corretora irá lhe mostrar quais tipos de investimentos são mais rentáveis. Quais tem baixo risco, enfim, ela lhe ajudará a investir de acordo com o seu perfil.

Um dos maiores medos de um pequeno investidor, é abrir uma conta em uma corretora de valores. Pois, muitas pessoas acham que não é seguro.

Mas fique tranquilo, pois todo o seu investimento fica atrelado ao seu CPF, ou seja, caso algo aconteça com a corretora escolhida, você poderá passar todos os seus títulos para uma outra corretora.

Qual a melhor corretora?

Essa escolha é muito pessoal, irá depender do seu perfil de investidor e qual melhor corretora funciona para você.

Algumas podem cobrar por certas transações financeiras, enquanto outras não. Então, vamos deixar abaixo 3 corretoras de valores para que você possa analisar qual melhor se adéqua aos seus objetivos.

O processo de abertura é totalmente on-line e 100% seguro. Na dúvida, entre em contato com a corretora.

Aproveite esse contato para tirar dúvidas e analisar se a corretora consegue lhe atender de forma prática. Você irá criar um vínculo e uma confiança com aquela que mais lhe agradar.

Após abrir a conta, escolha o tipo de Investimento.

Depois de abrir sua conta na corretora financeira, você estará quase pronto para começar a investir.

Antes, precisamos levar em consideração alguns pontos a serem analisados. Por exemplo, qual é o seu principal objetivo com os seus investimentos e o risco que estará disposto a tomar.

Como você está começando a investir, recomendo fortemente que invista em algo conservador. A própria corretora que você escolheu irá te ajudar com esse tipo de perfil.

Não se iluda em ter grandes ganhos financeiros logo no primeiro mês. Mas entenda que você irá sim, poupar e terá  uma boa rentabilidade com o seu dinheiro.

Mas você não ficará rico da noite para o dia, pois os investimentos de modo geral são progressivos.

Vá com calma, invista de forma segura e conservadora. Só avance com investimentos menos conservadores quando você tiver bastante experiência.

À medida que estiver entendendo sobre o assunto e seus investimentos começarem a gerar frutos, avance para o próximo passo.

Alguns investimentos para começar

  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o ativo mais seguro da nossa economia atual. São títulos emitidos pelo governo.

Com o objetivo principal de captar recursos para financiar a dívida pública, afim de atender as áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Então, se você adquirir esse título, estará contribuindo com o pais diretamente. Com apenas R$ 30,00 já é possível comprar um título no tesouro direto.

  • CDB – Certificado de Depósito Bancários.

Nesse tipo de investimento, você empresta dinheiro para o banco trabalhar. (tá podendo hein?)… então, seja a pessoa que empresa dinheiro para o banco.

Esses títulos têm vencimentos, verifique qual a melhor opção, pois o banco irá devolver o seu dinheiro com juros e reajustes financeiros.

  • LCI e LCA – Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio – São títulos emitidos por bancos para emprestar dinheiro para o setor imobiliário e agronegócio.

O que estes títulos citados tem em comum? Todos são investimentos de renda fixa, ou seja, investimentos voltados para perfis conservadores.

De fato, o seu dinheiro sempre estará em constante evolução financeira, até o período de tempo determinado pelo vencimento do título.

Não há riscos como os investimentos de renda variável, onde o valor investido oscila de acordo com a variação do dólar, por exemplo.

primeiro investimento

Espero que essas dicas tenham incentivado você a começar o seu primeiro investimento. E lembre-se, vá devagar e avance cada etapa do investimento de acordo com a sua rentabilidade.

Deixe uma resposta