Pular para o conteúdo

Entendendo renda variável: um guia básico para novos investidores

Você deve estar se perguntando, “o que exatamente é renda variável?” Bem, a renda variável é um tipo de investimento em que o retorno não é fixo.

Anúncio

Ele pode variar (daí o nome) com base em uma série de fatores, como por exemplo o desempenho do mercado ou a situação econômica.

Tipos de investimentos em renda variável

Existem muitos tipos diferentes de investimentos em renda variável. Aliás, alguns dos mais comuns incluem ações, commodities, imóveis e moedas estrangeiras.

Anúncio
  • Ações: são partes de uma empresa. Quando você compra ações, você se torna um acionista dessa empresa.
  • Commodities: incluem ativos físicos, assim como ouro, prata, petróleo e alimentos.
  • Imóveis: podem variar desde a compra de uma casa para alugar até a participação em fundos de investimento imobiliário.
  • Moedas estrangeiras: envolvem a compra de moeda de um país na esperança de que ela se valorize em relação à sua moeda.

Como investir em renda variável

Investir em renda variável envolve um pouco mais de pesquisa e entendimento do mercado do que investir em renda fixa. Aqui estão alguns passos básicos para começar:

  1. Abra uma conta em uma corretora: as corretoras são plataformas que permitem que você compre e venda ativos. Elas geralmente oferecem uma variedade de ferramentas para ajudá-lo a tomar decisões informadas.
  2. Faça sua pesquisa: antes de investir, é importante entender o ativo que você está comprando. Isso pode envolver a leitura de relatórios de empresas, a compreensão de tendências de mercado ou o acompanhamento das notícias econômicas.
  3. Diversifique: a diversificação é a chave para gerenciar o risco. Isso significa espalhar seus investimentos entre diferentes tipos de ativos.

Considerações finais

Investir em renda variável pode ser uma excelente maneira de aumentar seu patrimônio e alcançar seus objetivos financeiros.

Anúncio

No entanto, também vem com riscos. É importante fazer sua pesquisa, diversificar seus investimentos e, se possível, buscar aconselhamento de um profissional de investimentos. Lembre-se, o conhecimento é a sua melhor ferramenta ao investir!

Conheça mais sobre o mundo das finanças pessoais

>> Desvendando o Tesouro Prefixado: então veja nosso guia para quem está começando a investir
>> Como descobrir se uma ação está barata ou cara: assim revelamos pequenos segredos
>> Comece o ano com o pé direito: então confira 5 dicas de educação financeira
>> Antes de investir, saiba estas 3 coisas essenciais sobre investimentos

Chegou até aqui? Ótimo! Agora, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares? Assim, eles também podem aprender mais sobre educação financeira.

5/5 - (4 votes)