Pular para o conteúdo

5 dicas de educação financeira para alcançar o sucesso financeiro

As dicas de educação financeira são essenciais para o sucesso. Antes de explorá-las, é fundamental compreender o conceito de educação financeira.

Anúncio

“Trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro…” de acordo com a ENEF.

Ou seja, com uma boa educação financeira, você é capaz de se relacionar com o seu dinheiro de forma saudável e ser bem sucedido nas finanças.

1. Comece a economizar

Quando se tem um estudo de que 60% da população brasileira compra por impulso, há a possibilidade de você ser um deles.

Anúncio

Eu entendo que as promoções parecem imperdíveis, que muitas vezes nos deixamos levar pela emoção e não hesitamos em comprar algo que é desejado no momento.

Mas é preciso evitar esse tipo de situação e começar a controlar os impulsos. Para que isso seja possível, comece a listar as coisas que você gosta, e trace planos para conquistá-la no período de curto, médio e longo prazo.

Anúncio

Feito isso, comece a planejar o seu dinheiro para cada item que você pensou. Com esse objetivo traçado, você passa a controlar seus impulsos e economizar.

2. Comece a investir de forma inteligente

De fato, investir o seu dinheiro irá ajudar bastante para alcançar o sucesso financeiro. Mas é preciso investir de forma inteligente.

Infelizmente, muitas pessoas ainda colocam o seu dinheiro na poupança, mas acredite, é um investimento que não tem bons rendimentos, quando comparado a outros tipos de investimentos da renda fixa. As vezes, a poupança pode inclusive render bem menos que a inflação.

Portanto, comece a investir de forma inteligente em aplicações tão seguras quanto a poupança, o que diferencia é a rentabilidade que será bem superior. Como por exemplo, o CDB, Tesouro Direto, dentre outros investimentos de Renda Fixa.

A maioria desses investimentos de renda fixa citados, analisando bem o título com certeza rende muito mais que a poupança e também tem liquidez diária.

Temos um artigo que explica em detalhes sobre como investir em Renda Fixa e quais os tipos de investimentos.

3. Dê valor ao seu dinheiro

Algumas pessoas ganham dinheiro trabalhando por horas e horas, o famoso dinheiro suado, e até existem pessoas que ganham sem muito esforço.

A questão é, saber dar valor ao dinheiro que você conquistou, colocando em prática o conceito da educação financeira, como citei no inicio do artigo, ou seja, se relacionar com o seu dinheiro de forma saudável.

Portanto, passe a economizar e a destinar o seu recurso financeiro de forma inteligente, trace metas, comece a investir e poupar.

4. Faça um planejamento financeiro e pague as dívidas

Um divisor de águas da educação financeira é reconhecer os erros financeiros do passado, concerta-los e evitar que aconteça novamente.

Passe a planejar a suas finanças pessoais e inclua suas dívidas como algo que precisa ser resolvido o quanto antes.

Claro que dívidas são composta por multas e juros, mas tente negociar. Acredite, quando você passa a negociar com o credor e demostra interesse, você é capaz de propor a retirada dessas multas e juros e ainda receber um desconto.

Sempre que for negociar uma dívida, se posicione com a real intensão de pagar o valor negociado e pague! Só negocie o que você realmente pode pagar.

Se não há condições agora de negociar, comece a poupar, faça um planejamento financeiro de suas despesas, para não perder o controle.

Para te ajudar no controle de suas finanças pessoais, use planilhas financeiras ou aplicativos. De fato, aplicativos são bem interessantes. Eu utilizo um aplicativo chamado Mobils, é excelente para quem acompanha as finanças diariamente.

5. Prepare-se para imprevistos financeiros

Bom, após investir da forma correta, ter responsabilidade com o seu dinheiro e negociar suas dívidas, é preciso entender que ainda assim, haverão despesas que irão ocorrer sem aviso prévio.

De fato, se você começar a planejar a suas finanças pessoais, colocando na ponta do lápis a suas receitas e despesas, os imprevistos serão mínimos, mas ainda vão existir.

Vamos à alguns exemplos de imprevistos financeiros:

  • manutenção do carro de última hora (pneu do carro furou)
  • Adoecer e ter que pagar despesas médicas e comprar remédios
  • Ficar desempregado sem aviso prévio

São apenas alguns exemplos, portanto esteja preparado para os imprevistos. O ideal para essa situação é fazer uma reserva de emergência.

Uma reserva de emergência, deve equivaler ao seu custo de vida de 6 a 12 meses. Portanto, comece a economizar também pensando na sua reserva de emergência.

Esse recurso só deve ser usado realmente para situações como citei de exemplo acima.

No blog, temos um artigo que fala com detalhes de como você começar a sua reserva de emergência ainda este ano. “Como Começar A Sua Reserva De Emergência”.

Espero que essas 5 dicas de educação financeira te ajude a conquistar a sua independência financeira e que o sucesso faça parte da sua vida.

Visite nossas redes sociais Facebook | Instagram e Pinterest. 

5/5 - (2 votes)