Pular para o conteúdo

DREX: A moeda digital brasileira e quais outros países já aderiram

Explore o DREX, a moeda digital brasileira, e descubra como ela se compara às moedas digitais de outros países.

Anúncio

Do Real ao DREX: Entendendo a nova moeda

O DREX não é uma criptomoeda, mas sim uma CBDC – uma moeda digital oficial do Banco Central. Então, ao contrário das ações malucas do Bitcoin, 1 DREX será igual a 1 real. Fácil assim!

O DREX é uma criptomoeda?

Não. Como mencionamos, o DREX é uma CBDC emitida e regulamentada por um órgão financeiro. Já as criptomoedas são descentralizadas e funcionam através da blockchain.

Anúncio

Quanto custará 1 (um) DREX? Há uma flutuação de valor?

É bem simples, 1 DREX custará 1 Real. Por isso, o DREX não sofrerá com as flutuações de valor típicas de criptomoedas justamente por estar associada à uma moeda fiduciária (o Real).

Qual é o objetivo do DREX?

O Banco Central lançou o Pix e a transação instantânea continua sendo um sucesso, tendo um papel importantíssimo na digitalização dos pagamentos.

Anúncio

Agora a intenção é que o DREX eleve os pagamentos digitais para um novo nível – e que os valores movimentados sejam apenas digitais, sem mais papel e moedas. A sua carteira ficará mais vazia, mas é no bom sentido…

Mas vamos lá… quais são os benefícios n prática?

Uma maior digitalização dos pagamentos, menos custos na impressão do dinheiro físico e uma facilidade na gestão financeira. Com o DREX, os valores podem ficar concentrados em uma só conta, ao invés de vários bancos.

Outro benefício é a simplificação das transações, pois a novidade tira os intermediários do processo de pagamento, como bandeiras de cartão.

Quem também está testando moedas digitais?

Além do Brasil, outros países estão criando suas próprias moedas digitais, como por exemplo a China e Nigéria. A moeda chinesa se chama “yuan digital” e a nigeriana chama-se eNaira

Aliás, outros países já estão em fase de testes, como a Índia (com o digital rupee) e o Japão (com o yen digital).

Mas, como é possível analisar com os exemplos que já possuímos do uso de CBDCs, a adoção vai muito além da barreira de entendimento desta inovação. Assim também sobre como transformar a rotina de países inteiros.

E aí, o DREX veio para ficar?

Só o tempo dirá. Por enquanto, está em fase de testes. Mas uma coisa é certa: olhar para os erros e acertos de outros países pode nos dar dicas preciosas.

Fique de olho e continue acompanhando as notícias! O futuro, com certeza, reserva muitas surpresas no mundo das finanças digitais. 😉

Aprenda mais sobre finanças pessoais

>> Descomplicando o Tesouro Prefixado: Então confira o guia para investidores iniciantes
>> 5 dicas de educação financeira de sucesso, decerto ainda para este ano
>> Investimentos: 3 coisas que você precisa saber antes de investir

Aproveite que chegou até aqui para compartilhar com seus amigos e familiares, assim todos podem aprender também sobre educação financeira.

5/5 - (3 votes)