Elimine essas 5 despesas mensais e economize muito

O ano de 2020 já entrou para a história e também nas finanças dos brasileiros. As despesas mensais terão uma atenção maior quando o assunto for economia.

De fato, pessoas com uma boa educação financeira conseguem organizar as finanças com tarefas focada em metas.

Para que você comece a ter um método de organização financeira, é preciso entender o que são despesas mensais.

Entenda o que são Despesas Mensais

As despesas mensais são os gastos que estão dentro orçamento do seu salário, que tem uma duração média de trinta dias.

A criação do seu planejamento e organização financeira, está atrelada com as suas despesas X rendas.

Portanto, quando você coloca na ponta do lápis as despesas X rendimento mensal, é o que irá definir o seu estilo de vida.

Podemos classificar as despesas em dois momentos, as primárias que são as essenciais, quando se trata de gastos necessários a sobrevivência.

Depois vêem as despesas secundárias, como, lazer, conforto, beleza… que podem ser diminuídas, ou em alguns casos até eliminadas.

Acompanhe de perto cada uma dessas despesas, para que você possa entender o que é primordial e secundário.

Desta forma, você consegue enxergar de forma prática, quais as despesas supérfluas que podem ser eliminadas e te ajudar a fechar o mês com saldo positivo.

Tipos de Despesas Mensais

Existem algumas diferenças nas despesas mensais, são elas despesas fixas e variáveis. Essas diferenças estão localizadas nas despesas primárias e secundárias.

Gastos como aluguel, mensalidade escolar/faculdade, condomínio, planos de saúde, seguros, financiamentos (carro/ imóvel) e entre outros, são considerados despesas fixas.

Do outro lado, temos os gastos variáveis, que são classificados como alimentação, lazer, beleza, despesa com remédios, pets (animais domésticos), água, gás, luz e entre outras.

Elimine essas 5 despesas mensais para economizar muito em casa

Perceba, para que você tenha saúde financeira, é necessário analisar tanto a suas despesas fixas e variáveis, para poder equilibrar a suas finanças.

Portanto, separei 5 despesas mensais que são possíveis serem eliminadas por um período de tempo ou até mesmo definitivamente.

1 – Reveja sua instituição Bancária

Despesas bancárias são um dos vilões de despesas fixas, que acabam entrando no orçamento sem que você perceba o quanto é prejudicial a suas finanças a médio prazo.

Reveja o seu pacote de tarifas, converse com o seu gerente da possibilidade de diminuir e até eliminar a cobrança de tarifa mensal.

Outra dica, é procurar uma instituição bancária que seja 100% isenta de tarifas bancárias. Alguns bancos digitais estão comprometidos com essa modalidade.

2 – Use menos o seu carro

Claro que qualidade de vida é essencial, como por exemplo ir de carro ao trabalho. Mas pense comigo, estamos focados em eliminar despesas para que seja possível economizar muito o seu salário.

Gastos com carros são bem altos se colocar na ponta do lápis, como o combustível, estacionamento, manutenção e pagamento de IPVA.

Verifique a possibilidade de ao menos, deixar o carro em casa, e por alguns dias da semana utilizar o transporte público, tanto para ir trabalhar ou à faculdade.

As vezes utilizar transporte via aplicativo, também fica mais em conta no final do mês. Pense como eliminar ao menos 50% deste custo do carro da sua despesa mensal.

3 – Elimine os Juros

De fato, esse gasto está presente na casa de muitos brasileiros, como taxas, juros e multa em boletos. A única forma de eliminá-los é pagá-los.

O ideal para que esses juros não entre no seu orçamento é pagar antecipadamente o seus compromissos financeiros. Assim você elimina a chance de esquecer de pagar qualquer boleto.

Mas caso, você tenha algum boleto não pago, tente ao menos negociar a melhor forma de pagamento. Claro, sempre dentro da possibilidade de honrar o acordo.

4 – Compartilhe os serviços Streaming

Com o avanço tecnológico e do empreendimento digital, os serviços streaming, como NetFlix, HGO, Amazon e entre outros, tem aumentado muito rápido nas casas das pessoas.

Aproveite que essas plataformas são possíveis compartilhar serviços como filmes, séries, animações documentários e tantas outras atrações, que todo mundo quer ter na sua casa.

Ou seja, é muito possível que um amigo ou familiar tenha interesse dividir a mensalidade com você, para ter acesso a esse entretenimento de forma compartilhada.

5 – Faça sua academia ao ar livre

Exercícios físicos são essenciais em qualquer lugar. Mas como estamos falando em economia, aproveite para praticar exercícios ao ar livre.

Existem parques para praticar exercícios de forma leves e saudável, como correr em lugar apropriado, alguns parques têm aparelhos para praticar exercícios mais específicos.

Claro, avalie a possibilidade de se manter dentro de uma academia, no caso de precisar de um personal trainer para lhe orientar a fazer exercícios de forma correta.

Controle suas despesas

Como vimos, não existe um segredo ou fórmula mágica para começar a ter controle sobre suas despesas mensais.

O que pode te ajudar a manter um controle mais detalhado é utilizar uma planilha financeira. Com uma planilha financeira, você consegue projetar suas despesas X receitas para acompanhar o saldo final da sua conta no final do mês.

Assim, você consegue entender se a sua ação de eliminar algumas despesas estão te deixando no azul ou ainda é necessário rever as despesas.

Em suma, tudo começa com um bom planejamento financeiro para garantir hábitos que irão garantir no decorrer da sua vida uma boa educação financeira.

Siga-nos no Facebook e Instagram

2 comentários em “Elimine essas 5 despesas mensais e economize muito”

  1. Realmente, são despesas contornáveis e que, no fim das contas, pesam sobremaneira. Em tempos de pós Covid, o ítem 3 será bem frequente.

  2. Nesse momento que estamos vivendo, conseguimos entender quanto é importente avaliar nossos gastos as vezes desnecessários e focar exatamente no que precisamos mais ativos e menos passivos

Deixe uma resposta