Transforme Sua Vida Financeira Com Esses 4 Passos Simples

Buscar uma vida financeira tranquila e aproveitar as oportunidades é o sonho de qualquer pessoa.

Porém para algumas pessoas esse caminho da independência financeira parece árduo. Mas acredite, é muito simples ter uma vida financeira estabilizada.

Independente da situação financeira que você se encontra hoje, essas dicas básicas sobre finanças que separei, de fato é ideal para começar a colocar as finanças em dia.

Faça Controle Financeiro Básico, Literalmente!

Direto ao ponto, fazer o controle básico é o seguinte: Anotar quanto você ganha; o quanto você gasta e verificar se você está gastando mais do que pode.

De fato, não há nada de sofisticado nisso. Pelo contrário, é simples e precisa ter apenas um pouco de paciência.

O grande vilão de muitas pessoas não terem uma vida financeira estável, é a falta de controle financeiro de suas receitas e despesas.

Portanto, faça esse exercício de verificar em detalhes, ao menos os dois últimos meses de da sua rotina financeira e comece ajustar suas economias.

Comece a Ajustar Suas Economias

Agora que você entendeu que é importante fazer um controle financeiro básico, é hora de começar a ajustar as economias.

Literalmente, é poupar no que for possível e eliminar alguns gastos que você julgar não mais necessários. De fato, eliminar gastos supérfluos ajuda e muito na economia, o resultado é imediato.

Caso haja alguma dívida, tentar negociá-las ou até mesmo refinanciar algo com parcelas e juros menores.

Quando você se posiciona para resolver esse tipo de situação financeira, o credor tem interesse em ouvir sua proposta, então seja um bom negociador nessa hora.

O mais importante é você não deixar que suas dívidas, atrapalhem você de enxergar a sua vida financeira com clareza.

Aproveite a Onda do Momento: Renda Extra

Sejamos sinceros, renda extra nunca esteve tão em alta como nos dias atuais.

De fato, as pessoas estão buscando cada vez mais empreender. Conheço pessoas estabilizadas financeiramente, que estão fazendo renda extra.

Portanto, aproveite esse momento para fazer dinheiro. O que está em jogo é sua vida financeira, então não tenha medo ou vergonha de começar um negócio lucrativo.

Hoje em dia, existem diversas formas de renda extra, inclusive você pode trabalhar na sua casa e ter um negócio rentável.

No blog, temos um artigo que pode te ajudar a começar um negócio lucrativo, tanto online quanto presencial, “Renda Extra: 4 Ideias de Negócio para Começar Ainda Este Ano”.

Faça Uma Reserva De Emergência Financeira

Um grande trunfo para ter uma vida financeira estável, é começar a poupar e economizar. Portanto, fazer uma reserva de emergência, irá lhe trazer tranquilidade financeira.

De fato, a reserva de emergência, deve ser usada apenas para emergência como o próprio nome da diz. Assim é importante entender quais são as despesas destinadas para essa modalidade financeira.

Vou deixar um artigo que detalha muito bem sobre o assunto: “Reserva de Emergência – Como Devo Começar a Investir?”

Em suma, reserva de emergência é você começar a poupar de 6 a 12 meses a sua despesa mensal e familiar.

Uma dica é poupar esse dinheiro em renda fixa. Você colocar o seu dinheiro em um CDB, que é coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou no Tesouro Selic, um dos mais seguros do Brasil.

A importância de ter uma reserva de emergência, é o fato de você poder enxergar a sua situação financeira e começar até a dar passos mais ousados.

Assim, você começa aproveitar as oportunidades que a reserva financeira pode proporcionar.

Portanto, lembre-se, você precisa começar sempre pelo básico, que é entender quais são as suas receitas e despesas e buscar equilibrar as finanças.

Visite nossas redes sociais Facebook e Instagram

Deixe uma resposta