Pular para o conteĆŗdo

Tirar o passaporte este ano: custo, documentaĆ§Ć£o e dicas essenciais

Planejando uma viagem internacional? Um dos primeiros passos Ć© tirar o passaporte e garantir que ele esteja em dia.

AnĆŗncio

O passaporte Ć© o documento oficial de identificaĆ§Ć£o para brasileiros no exterior e Ć© essencial para a maioria das viagens internacionais.

Neste guia, vocĆŖ aprenderĆ” como tirar o passaporte, detalhes sobre os custos envolvidos e cada etapa do processo. Com informaƧƵes atualizadas e dicas valiosas, estamos aqui para facilitar sua jornada rumo ao sonho de explorar o mundo.

AnĆŗncio

Custo Atual para EmissĆ£o de Passaporte

O valor para a emissĆ£o do passaporte comum eletrĆ“nico para brasileiros Ć© de R$ 257,25 (valor atualizado para o ano de 2023).

Esse custo Ć© referente Ć  taxa de emissĆ£o e deve ser pago antes do agendamento da visita ao posto da PolĆ­cia Federal, atravĆ©s da Guia de Recolhimento da UniĆ£o (GRU).

AnĆŗncio

DocumentaĆ§Ć£o NecessĆ”ria para Tirar o Passaporte

Antes de iniciar o processo para tirar o passaporte, Ć© importante ter todos os documentos necessĆ”rios em mĆ£os. Aqui estĆ” a lista de documentos exigidos:

  • Documento de identidade: pode ser a carteira de identidade (RG) ou a carteira nacional de habilitaĆ§Ć£o (CNH), desde que esteja em bom estado e seja recente.
  • CPF: o nĆŗmero do Cadastro de Pessoa FĆ­sica.
  • TĆ­tulo de eleitor: junto aos comprovantes de votaĆ§Ć£o da Ćŗltima eleiĆ§Ć£o (dos dois turnos, se houve) ou a declaraĆ§Ć£o da JustiƧa Eleitoral de quitaĆ§Ć£o eleitoral.
  • Passaporte anterior: se jĆ” teve passaporte e o mesmo estĆ” vencido, Ć© necessĆ”rio apresentĆ”-lo.
  • Certificado de naturalizaĆ§Ć£o: para cidadĆ£os naturalizados.
  • Para menores de idade: sĆ£o necessĆ”rios documentos adicionais, que podem incluir certidĆ£o de nascimento, autorizaĆ§Ć£o dos pais ou responsĆ”veis legais, entre outros especĆ­ficos.

Ɖ fundamental verificar se todos os documentos estĆ£o atualizados e em bom estado para evitar contratempos no processo de emissĆ£o do passaporte.

Preenchimento do FormulƔrio Online

Acesse o site da PolĆ­cia Federal e preencha o formulĆ”rio eletrĆ“nico de solicitaĆ§Ć£o do passaporte. Ɖ essencial que todos os dados sejam inseridos com precisĆ£o, conforme constam nos documentos.

Pagamento da GRUĀ 

ApĆ³s o preenchimento do formulĆ”rio, gere a GRU e realize o pagamento da taxa. O agendamento sĆ³ poderĆ” ser feito com a confirmaĆ§Ć£o do pagamento, que pode levar atĆ© 3 dias Ćŗteis.

Agendamento da Entrevista para Tirar o Passaporte

Com a GRU paga, Ć© hora de agendar sua ida a um posto da PolĆ­cia Federal. EntĆ£o escolha a data, o horĆ”rio e o local mais convenientes para vocĆŖ.

AliĆ”s, nĆ£o se esqueƧa de que deverĆ” levar os documentos originais no dia da entrevista.

Comparecimento ao Posto da PolĆ­cia Federal

No dia agendado, compareƧa ao posto da PF levando todos os documentos necessĆ”rios. Assim vocĆŖ passarĆ” por uma conferĆŖncia de documentos, coleta de digitais e foto. NĆ£o Ć© necessĆ”rio levar fotos, pois tirarĆ£o suas fotos na hora.

Retirada do Passaporte

ApĆ³s a entrevista, o prazo para a entrega do passaporte Ć© geralmente de atĆ© 6 dias Ćŗteis. VocĆŖ receberĆ” um protocolo e agendarĆ” a retirada do documento no mesmo posto onde o solicitou. NĆ£o Ć© possĆ­vel autorizar terceiros para retirada do passaporte.

ConsideraƧƵes Finais para Tirar o passaporte

Tirar o passaporte Ć© um processo que exige atenĆ§Ć£o aos detalhes e paciĆŖncia com os prazos.

Mantenha-se organizado, siga o passo a passo e logo terĆ” em mĆ£os o documento que abrirĆ” portas para suas viagens internacionais. Se planeje com antecedĆŖncia e boa viagem!

Veja outras dicas de viagens

>> PrĆ³xima aventura: EntĆ£o use seu cartĆ£o para acumular milhas e viajar
>> Milhas no cartĆ£o de crĆ©dito, aliĆ”s esse Ć© o caminho para viajar mais gastando menos
>> Melhores seguros viagens, aliƔs dicas para este ano | Blog Mobills

Aproveite que chegou atƩ aqui para compartilhar com seus amigos e familiares esse passo a passo incrƭvel de como tirar o passaporte. AliƔs, siga-nos nas redes sociais Pinterest e Twitter, para mais dicas como esta.

5/5 - (1 vote)