Pular para o conteúdo

Reserva de emergência: como devo começar a Investir?

Como o próprio nome já diz, reserva de emergência deve ser usada apenas em momentos de emergência. Um pouco óbvio, mas acredite, esse tipo de investimento precisa ter um destino bem claro na sua carteira de investimento.

Anúncio

Portanto, para que não fique nenhuma dúvida para qual investimento devemos destinar nossa reserva de emergência, irei explicar o que significa e quando começar a investir.

Para que serve a Reserva de Emergência

Como já citei acima, reserva de emergência é exclusivamente para emergências. Lembre-se sempre disso. Assim, nada de destinar a sua reserva para gastos que não estejam classificados como reserva de emergência.

Anúncio

Sendo assim. quais são os gastos considerados emergenciais? Vamos ao exemplo:

  • O cano do banheiro da sua casa que estourou;
  • O carro quebrou e você precisa arrumá-lo o quanto antes;
  • Um membro da família ficou doente;
  • Em caso de ficar desempregado, você terá uma reserva financeira para os próximos meses.

Agora que a reserva de emergência começa a fazer sentido, você também poderá ver outro beneficio… o de não precisar pegar empréstimos com instituições financeiras que costumam cobrar altas taxas de juros.

Anúncio

A finalidade de ter uma reserva de emergência é para momentos difíceis, para que você possa encará-los de forma “tranquila” ou seja, você não precisa recorrer a empréstimos.

Como começar a Investir na Reserva de Emergência

Vamos direto ao ponto. A sua reserva de emergência deve ser de 6 a 12 vezes o seu custo mensal. Ou seja, esse é o valor ideal que você deve poupar, para que possa manter o seu padrão de vida, durante o tempo do seu investimento.

Então você me diz… “mas eu não tenho ideia de quanto é o meu custo mensal“. Calma, fique tranquilo(a), temos alguns artigos que irão te auxiliar quanto a isso.

De fato, você precisa anotar as suas receitas e despesas para encontrar o seu custo mensal. Você pode anotar no caderno, ou em uma planilha financeira e até mesmo em um aplicativo financeiro.

Vou deixar dois artigos que tratam muito bem desse assunto:

Aproveite também para adquirir essa incrível planilha financeira, disponibilizada pela educadora financeira do canal “EconoMirna”

Aproveite para ler esses artigos, para começar a também ter uma boa educação financeira.

Qual tipo de Investimento Financeiro devo aplicar?

O importante é entender que toda a emergência não tem hora e nem local para acontecer.

Desta forma, a sua reserva de emergência precisa estar em investimento de liquidez diária, ou seja, que você consiga resgatar na hora o valor investido.

Portanto, os melhores investimentos são os de renda fixa de liquidez diária ou no máximo D+1, como por exemplo, Tesouro Selic, poupança e CDB a partir de 100% do CDI.

O ponto aqui é você investir e poupar da melhor forma possível para a rentabilidade do seu dinheiro. Você só deverá usá-lo para emergências. Então o tempo que ficará lá é imprevisível. Quanto mais tempo o seu dinheiro ficar aplicado, melhor para a sua reserva de emergência.

Por exemplo, um investimento de CDB 100% do CDI é uma ótima opção para quem quer poupar com uma boa rentabilidade e com liquidez diária.

Se você quiser entender melhor o que é CDB e como investir de forma correta, vou deixar um artigo que fala sobre esse assunto em detalhes:

Claro que existem outras opções de investimentos, mas quando você entender o seu custo mensal e olhar a melhor opção de investimento que tenha uma liquidez diária, você saberá onde colocar o seu dinheiro.

Em suma, começar a sua reserva financeira é muito importante e faz parte também da sua educação financeira.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.

5/5 - (2 votes)