Pular para o conteúdo

Meu primeiro Investimento: Por onde começar a investir no Mercado Financeiro?

Quer começar seu primeiro investimento, mas não sabe como ou até mesmo tem medo? Vamos te ajudar pelo básico.

Anúncio

Primeiro passo abra uma conta em uma corretora

Corretora de valores é uma instituição que oferece produtos financeiros para fazer render o seu dinheiro. Ao contrário da prática da maioria dos bancos, que lhe oferecem cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos.

A corretora irá lhe mostrar quais tipos de investimentos são mais rentáveis. Ela irá lhe ajudar a investir de acordo com o seu perfil de investidor.

Anúncio

Um dos maiores medos de um pequeno investidor, é abrir uma conta em uma corretora de valores. Pois, muitas pessoas acham que não é seguro.

Mas fique tranquilo, pois todo o seu investimento fica atrelado ao seu CPF, ou seja, caso algo aconteça com a corretora escolhida, você poderá passar todos os seus títulos para outra corretora.

Anúncio

Qual a melhor corretora?

Essa escolha é muito pessoal, irá depender do seu perfil de investidor e qual melhor corretora funciona para você.

Algumas podem cobrar por certas transações financeiras, enquanto outras não. Então, vamos deixar abaixo 3 corretoras de valores para que você possa analisar qual melhor se adéqua aos seus objetivos.

O processo de abertura é totalmente on-line e 100% seguro. Na dúvida, entre em contato com a corretora.

Aproveite esse contato para tirar dúvidas e analisar se a corretora consegue lhe atender de forma prática. Você irá criar um vínculo e uma confiança com aquela que mais lhe agradar.

Após abrir a conta escolha o tipo de Investimento

Depois de abrir sua conta na corretora financeira, você estará quase pronto para começar a investir. Antes, precisamos levar em consideração alguns pontos a serem analisados.

Por exemplo, qual é o seu principal objetivo com os seus investimentos e o risco que estará disposto a tomar.

Se você está começando a investir, recomendo fortemente que invista em algo conservador. A própria corretora que você escolheu irá te ajudar com esse tipo de perfil.

Não se iluda em ter grandes ganhos financeiros logo no primeiro mês. Mas entenda que você irá sim, poupar e terá  uma boa rentabilidade com o seu dinheiro.

Mas você não ficará rico da noite para o dia, pois os investimentos de modo geral são progressivos.

Vá com calma, invista de forma segura e conservadora. Só avance com investimentos menos conservadores quando você tiver bastante experiência.

À medida que estiver entendendo sobre o assunto e seus investimentos começarem a gerar frutos, avance para o próximo nível.

Alguns investimentos para começar

  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o ativo mais seguro da nossa economia atual. São títulos emitidos pelo governo. Com o objetivo principal de captar recursos para financiar a dívida pública, afim de atender as áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Então, se você adquirir esse título, estará contribuindo com o país diretamente. Com apenas R$ 30,00 já é possível comprar um título no tesouro direto.

  • CDB – Certificado de Depósito Bancários.

Nesse tipo de investimento, você empresta dinheiro para o banco trabalhar. (tá podendo hein!?)… então, seja a pessoa que empresa dinheiro para o banco.

Esses títulos têm vencimentos, verifique qual a melhor opção, pois o banco irá devolver o seu dinheiro com juros e reajustes financeiros.

  • LCI e LCA – Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio – São títulos emitidos por bancos para emprestar dinheiro para o setor imobiliário e agronegócio.

O que estes títulos citados tem em comum? Todos são investimentos de renda fixa, ou seja, investimentos voltados para perfis conservadores.

De fato, o seu dinheiro sempre estará em constante evolução financeira, até o período de tempo determinado pelo vencimento do título.

Não há riscos como os investimentos de renda variável, onde o valor investido oscila de acordo com a variação do dólar, por exemplo.

Espero que essas dicas tenham incentivado você a começar o seu primeiro investimento. Mas lembre-se, vá devagar e avance cada etapa do investimento de acordo com a sua rentabilidade.

Aprenda um pouco mais sobre educação financeira

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.
5/5 - (3 votes)