É muito importante traçar metas financeiras, assim você consegue controlar e ajustar o seu dinheiro de acordo com o seu planejamento pessoal.
Ou seja, as metas financeiras é o seu guia para começar a realizar seus sonhos e objetivos. Portanto, é muito importante ter o controle sobre seu planejamento.
Assim todas as metas são definidas como curto, médio e longo prazo. Vamos entender cada uma delas.
A meta de curto prazo, pode ser definida de 06 meses até 2 anos em média. Então se sua meta é guardar dinheiro por exemplo, é preciso definir o quanto você irá poupar durante um certo período, para alcançar seu objetivo.
É possível fazer investimentos financeiros a curto prazo, investindo em renda fixa, como por exemplo: CDB; Tesouro Direto; LCI; LCA e dentre outros tipos de investimentos que não precisam de muito tempo para resgatar o seu dinheiro.
Outro exemplo para metas de curto prazo, são objetivos como comprar um novo carro, fazer uma faculdade, mas lembre-se de poupar primeiro dentro desse período.
São metas com um prazo um pouco maior, que são definidas no período de 2 até 5 anos. Portanto, precisam de investimentos maiores para realizar.
Decerto investimentos conservadores irão te ajudar a alcançar esse objetivo, porém é preciso ter um planejamento bem traçado para conseguir manter estável seus aportes financeiros.
Podemos considerar metas de médio prazo: Faculdade de um filho(as); festa de casamento; comprar sua primeira casa; viagem dos sonhos.
Vamos dar um bom exemplo na prática:
Uma pessoa pretende daqui a 3 anos visitar alguns países europeus, como por exemplo a Itália e França. Então para que isso aconteça, ela planejou e definiu sua meta.
No primeiro momento, resolveu poupar de 5% há 7% do seu salário todos os meses, durante o período de um ano e meio, com o intuito de custear as passagens e hospedagens da viagem.
Já para nos próximos um ano e meio, aumentou sua poupança mensal para 10%. Assim começou a pensar em custear os gastos da viagem.
Assim, essa pessoa fechou o ciclo de 3 anos investimentos de médio prazo e realizará o sonho.
Metas de longo prazo, tem como objetivo buscar a tão sonhada liberdade financeira. Portanto, é sempre bom pensar nessa meta, pois quanto mais cedo começar, será melhor para realizar. Decerto metas de longo prazo levam mais de 6 anos para conquistar.
Então, busque por previdências privadas; planos de aposentadoria; bons investimentos em fundos imobiliários e fundos de ações, por exemplo.
De fato todos precisam de metas se querem chegar a um objetivo. Mas durante a execução das metas é preciso ter boas práticas.
Primeiramente, defina o tamanho de sua meta e se está dentro de sua realidade atual. Portanto a meta precisa ser específica e realista.
Esperamos que essas dicas de metas financeiras tenham lhe ajudado a construir suas metas e foco em realizar seus sonhos e objetivos na vida.
Veja também:
Já que chegou até aqui, aproveite para comentar, deixe sugestões e nos siga nas redes sociais.
O homem rico do Brasil é bilionário e tem apenas 39 anos. O paulistano Eduardo…
Aprenda a montar uma Reserva de Emergência para imprevistos e tenha sucesso em suas despesas…
Para construir suas metas financeiras priorize as metas de curto, médio e longo prazo. Vamos te…
Educação financeira é o processo de desenvolver hábitos e habilidades para lidar com os imprevistos…
Conhecida como a taxa mãe, a taxa Selic é a taxa de juros básica da…
Nosso intuito é ajudar você a criar um planejamento financeiro de sucesso e ser mais…