Pular para o conteúdo

Independência Financeira: Conquiste em 4 passos

Conquistar a independência financeira é uma jornada que exige foco e dedicação. Não é um objetivo complexo de atingir.

Anúncio

Compreender suas finanças, através do autoconhecimento, é fundamental para alcançá-la.

Tenha um padrão de vida de acordo com sua renda

Não há mal algum desejar algo grandioso, como ter um ótimo carro, ir aos bons restaurantes, uma viagem dos sonhos… o que precisa ser analisado é, se tudo isso está de acordo com a sua renda atual.

Anúncio

Se você deseja conquistar algo e a sua situação atual não permite, o que você precisa fazer é traçar metas. Quando traçamos metas, é possível enxergar no período de curto, médio ou longo prazo, a possibilidade de realizar nossos sonhos.

Comece com metas progressivas, como por exemplo, trace metas econômicas, tente ao menos economizar de 2% a 10% do salário e/ou ganhos. O ideal é 20%, mas não se preocupe agora com isso, com as dicas mais a frente você terá “um norte” para poupar.

Anúncio

Algumas pessoas acabam se endividando, devido a vontade de ter algo sem planejar. Por isso é importante viver de acordo com a sua renda e buscar alternativas para aumentá-la.

Saiba realmente quanto ganha e quanto gasta

Segundo dados da CNC, a cada 3 adultos brasileiros 2 estão endividados. Ou seja, em torno de 66% da população brasileira tem alguma dívida.

Isso se dá, pelo fato da grande maioria delas não ter controle financeiro. É muito importante entender quanto você ganha e o quanto pode gastar.

E acredite, muitas pessoas até tem uma renda boa, mas por não acompanharem seus gastos, acabam “jogando dinheiro fora” em compras desnecessárias.

Portanto, anote por ao menos 2 meses de seus gastos diários. Parece maçante anotar ou controlar o seus gastos do dia a dia, mas será somente dessa forma que irá identificar onde está o seu gasto desnecessário.

Uma forma interessante de controlar os gastos, é fazer uma planilha, pode ser manual ou no computador, no Excel. Se preferir, há ótimos aplicativos que auxiliam muito bem a organizar suas finanças:

Assim, quando você entender o quanto está gastando, saberá o momento certo de rever suas práticas e por onde começar a poupar.

Comece a investir um pouco do que ganha

Agora que você já mensurou suas receitas e despesas, tomou nota do seus gastos diários e começou a ter controle sobre suas finanças, chegou a hora de começar a poupar.

Existem diversas formas de começar a poupar, a poupança com certeza é primeiro lugar que muitas pessoas sem muita prática de investimentos, acabam colocando o seu dinheiro.

Porém existem investimentos bem melhores que a poupança e com liquidez diária, são os famosos CDBs. Caso não ouviu falar sobre CDBs e outros investimentos de renda fixa, vou deixar um artigo que abrange de forma simples o assunto:

Mas em suma, existem diversos tipos de investimentos de renda fixa além da poupança, como por exemplo, Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA dentre outros.

O objetivo nesse momento é poupar, afim de você começar a traçar metas, começar a projetar o seus sonhos, objetivos e começar realmente um carteira de investimentos.

Faça uma reserva de emergência e evite empréstimos bancários

Muitas pessoas estão negativadas devido a facilidade que os bancos dão para emprestar dinheiro. Mas sejamos sinceros, o combinado não é caro.

Quando você faz empréstimos bancários acaba concordando com os termos do acordo. Portanto, o ideal é correr dos empréstimos bancários e começar a fazer a sua reserva de emergência.

Reserva de emergência é investimento também, mas é um dinheiro que você irá destinar para a suas emergências como o próprio nome diz.

Ou seja, são recursos destinados para imprevistos, como por exemplo, o pneu do carro que furou, uma medicação de última hora e até mesmo para uma situação de desemprego.

Portanto o ideal para uma boa reserva de emergência é poupar de 6 a 12 meses o seu custo mensal. “Saiba mais sobre reserva de emergência”.

Quando precisar da reserva de emergência use-a sem problemas, mas tenha em mente de repor o valor utilizado, pode ser aos poucos, mas reponha.

Espero que essas dicas comecem a traçar o seu caminho para a independência financeira. Deixe nos comentários sugestões do que gostaria de ler por aqui.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.

Rate this post