Pular para o conteúdo

Fundos Imobiliários: O que é FIIs e como Investir

A grande parte dos brasileiros quando pensam em investir em imóveis, logo querem comprar uma casa. Mas se eu disser para você que é possível investir em imóveis de outra forma?

Anúncio

Então aprenda como investir através de Fundos Imobiliários! Vamos explicar o que são fundos imobiliários e como investir de forma segura.

O que são Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos de Investimentos Imobiliários, se definem pela junção de investidores que formam uma sociedade com o intuito de construir ou comprar algum tipo de imóvel.

Anúncio

Para entender com mais detalhes, podemos classificá-los em dois tipos:

  • Fundos de Tijolo: São fundos de imóveis físicos, como prédios comerciais, residenciais, shoppings, galpões e entre outros.
  • Fundos de Papel: É composto por aplicações financeiras do setor imobiliário, como por exemplo, LCI e CRI.

Portanto, ao investir em fundos imobiliários, você adquire parte do patrimônio através de cotas de valores em frações iguais.

Anúncio

Em outras palavras, você adquire pequenas partes desses imóveis. Por exemplo, se você investe num fundo de um determinado shopping, você acaba sendo dono de uma parte desse grande imóvel.

Como funciona o Fundo de Investimento Imobiliário?

Diariamente, um gestor especializado no fundo imobiliário, acompanha o patrimônio e o mercado atual. O gestor desses fundos tem como objetivo, encontrar a melhor forma de maximizar a rentabilidade.

Portanto, a grande parte dos fundos, compram imóveis comerciais que tenham um bom potencial de locação, assim a renda virá dessas locações.

Além do lucro com a locação de salas comerciais, espaços de shoppings ou galpões, os rendimentos também são oriundos com a valorização do imóvel.

Desta forma, é muito raro patrimônio de imóveis sofrerem desvalorização. Já os fundos imobiliários de papel, que citamos acima, são um pouco mais estáveis, pelo fato da boa parte estar composta em renda fixa.

Em resumo, os lucros desse tipo de investimentos vem tanto do rendimento dos ativos (aluguel) quanto a valorização da cota (imóveis).

Como Investir em FII

Para comprar cotas de Fundo Imobiliário é bem simples. Basta você ter uma conta em uma corretora de investimentos para começar a comprar ou vender.

O que você precisa fazer é se cadastrar em uma corretora e procurar pela modalidade de aplicação Fundos de Investimentos Imobiliários.

Vou sugerir algumas corretoras, fique a vontade para conhecer cada uma delas e escolha uma que você tenha mais familiaridade.

Dicas para Investir em Fundo Imobiliário

Antes de começar a investir em Fundo Imobiliário, você precisa traçar metas e objetivos com o seu ativo.

Depois que você escolher uma corretora que você se sinta seguro para começar a investir, trace uma meta, o seu investimento será de curto, médio ou longo prazo?

Análise diversos fundos imobiliários antes de investir. É interessante você conhecer melhor sobre cada fundo, procure entender que tipo de imóvel trata-se aquele fundo, o valor da cota e qual o seu histórico de rentabilidade.

Vantagens e Desvantagens

Taxa de Administração

Como já dissemos anteriormente, o fundo tem um gestor e devido a sua função dentro do investimento, existe uma taxa de administração desse fundo.

Mas fique tranquilo, pense como uma recompensa para o gestor desse fundo. É muito saudável para o seu investimento ter alguém especialista no assunto tomando as decisões corretas.

Isenção do Imposto de Renda

O grande diferencial do fundo imobiliário, que ao invés de você pagar imposto de renda sobre alugueis recebidos, como é em alugueis convencionais, os fundos são 100% isento de IR para pessoas físicas.

Liquidez

Você pode vender o seu título a qualquer momento e resgatar em um curto prazo. Possui uma liquidez muito alta e essa operação de compra e venda é bem interessante para esse ativo.

Considerações Finais

Fundos de investimentos imobiliários, são uma ótima opção para diversificar a sua carteira de investimentos.

Apesar de ser um investimento de renda variável, a valorização desse ativo sempre foi vista com bons olhos.

Visite nossas redes sociais – Facebook e Instagram

Rate this post