Pular para o conteúdo

Entenda o que é Inflação. Por que ela afeta nossas vidas?

A definição que muitos economistas praticam para inflação, é o aumento contínuo e generalizado dos preços de produtos e serviços.

Anúncio

Em outras palavras, os preços sofrem uma alta generalizada e persistente, desta forma reduz o poder de compra da população.

Hoje a inflação é um assunto que cada vez mais está em evidência. Devido como anda a nossa economia nos últimos anos. Porem boa parte da população não entende de fato o que significa inflação e o impacto que ela tem em nossas vidas.

Anúncio

Então para não ficar pesado o entendimento, vamos listar apenas 2 tipos de inflação, são elas: Inflação de Demanda e Inflação de Custos.

Quais são as principais causas da Inflação

A inflação pode ocorrer por diversos fatores na economia. Um dos fatores de medição da inflação, é quando a média dos preços atuais são superiores aos períodos anteriores.

Anúncio

Vamos dar um exemplo de inflação, que acredito que a maioria da população tenha vivido. Você já foi na padaria há 7 anos atrás e chegou a comprar o famoso pão francês ao menos pela metade do preço que ele é hoje?

Pois é, a inflação ocorre devido o aumento contínuo e generalizado dos preços, conforme definição no começo deste artigo. Claro, este é um exemplo apenas para definir melhor o conceito.

Agora vamos conhecer dois tipos de inflação que giram a roda da economia.

Inflação de Demanda

O produto e/ou serviço ofertado, não atende a quantidade suficiente da procura de mercado. Ou seja, quando muitas pessoas querem um determinado produto, mas o produtor não tem o suficiente para atender essa demanda.

Desta forma, para equilibrar a oferta e demanda, os produtores acabam aumentando o preço dos bens e serviços, assim a procura cai e equilibra a escassez.

Um exemplo bem prático: Se as pessoas começam a procurar um determinado modelo de carro, e essa procura é maior do que a montadora pode produzir, a empresa irá aumentar o preço.

Desta forma, a procura por aquele modelo de carro cai, assim a montadora consegue atender o seu público e equilibrar a oferta e demanda.

De fato, se pararmos para pensar, o salário de grande parcela dos brasileiros, não aumenta da mesma proporção que os preços aumentam. Assim, a demanda de procura tende a cair mesmo.

A inflação de demanda ocorre, devido a economia do país estar indo bem. Um dos fatores que contribuem são:

  • Economia estável
  • Aumento salarial
  • Empréstimo financeiros mais baratos (menos juros)
  • Aumento do consumo

Inflação de Custos

Quando o preço da matéria-prima aumenta. Assim o consumidor final terá que “arcar” com esse custo que o produtor embutiu no preço.

Mas por que o consumidor final acaba tendo que pagar por esse custo? Bem, o produtor precisa ter ao menos o retorno financeiro sobre aquele produto. Vamos novamente usar uma montadora como exemplo.

Caso a matéria-prima da borracha para fazer pneus, também a matéria-prima do plástico para construir painéis dos veículos, tenham aumentado o preço, logo o custo de produção será maior financeiramente.

Desta forma, ao final da construção desse veículo, a montadora teve um custo maior em relação aos anteriores. Assim o consumidor final terá que pagar por esse reajuste de preço. Desta forma a montadora mantem a margem de lucro.

Portanto, também funciona para consumos como, gasolina, transporte, eletrônicos, alimentos e tantos outros produtos que necessitam de matéria-prima.

Conclusão

De fato, a inflação não é um assunto que devemos temer, ao contrário, devemos entender. O que não pode haver uma é inflação descontrolada, pois não contribui nada para evolução da economia de um país e da sociedade como um todo.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.

Rate this post