Economia Doméstica: 4 Passos Para te Ajudar no Orçamento

Nos dias atuais, estamos ficando mais em casa e a economia doméstica é essencial para quem quer ter o orçamento mensal em dia.

De fato, hoje em dia estamos comprando um pouco mais no supermercado, assistindo mais TV e até mesmo gastando pela internet.

Sendo assim, o que fazer para ajustar o orçamento e equilibrar a economia doméstica?

Pensando nisso, separei algumas dicas que irão te ajudar no orçamento doméstico. Vamos começar com algumas dicas bem pessoais.

1. Faça Você Mesmo em Casa

Aproveite o tempo livre, olhe ao redor da casa e faça as tarefas que sempre ficaram para depois devido a falta de tempo.

Por exemplo, para reduzir os gastos com um profissional de limpeza, organize o guarda roupa, de uma ajeitada numa calça que precisa de um ajuste, uma camisa que está sem botão, ou um sapato sem ilustrar e tantas outras pequenas coisas.

Como isso você economiza e ainda deixa a suas roupas prontas para serem usadas.

Você também pode consertar algumas coisas da casa, como uma porta do armário desalinhada, por exemplo… Acredite, sempre há alguma coisa para consertar em casa.

Faça também alguns cursos gratuitos em casa pela internet. Algumas instituições de ensino, como SENAI, FGV e até mesmo a HAVARD, estão disponibilizando diversos cursos online e gratuitos.

Portanto, aproveite o seu tempo e essa oportunidade para estudar em casa. Vou deixar alguns links, para depois você conhecer o programa de curso de algumas intuições de ensino.

Há diversos cursos em várias áreas de atuação, como por exemplo, administração, finanças, educação, marketing, história e tantos outros. Vale a pena conferir.

2. Revise seus Gastos de Consumo

Quando ficamos mais tempo em casa, é inevitável deixar de consumir água e luz.

Ou seja, você assiste muito mais TV, Netflix, os banhos são mais frequentes, até mesmo a quantidade de descarga aumenta, tudo isso reflete na economia doméstica.

Podemos falar também do consumo de gás, em alguns casos, o gás encanado é mais complicado.

Pelo fato do chuveiro aquecer através do gás e a utilização do gás de cozinha também.

Portanto, como sabemos que são gastos essenciais, a dica é verificar quais gastos da conta de consumo podem ser revisadas e até mesmo eliminadas.

  • Economia de Energia

Dica clássica, apague as luzes! Muitos não dão atenção para esse detalhe, então deixe apenas acesas as luzes dos cômodos que você está utilizando.

Outro ponto, desligue a sua TV quando não estiver assistindo-a. Caso a família seja grande e tenha mais de uma TV, aproveite para ter momentos em família e se reúna em um único ambiente da casa.

Faça isso algumas vezes, pois além de você reunir a família, vai te ajudar a economizar na conta de luz.

  • Economia de Água

Como estamos mais tempo em casa, os banhos costumam ser mais demorados. Então, reduza o tempo do banho.

Seja mais objetivo, tenha em mente que isso também contribui no gasto de energia.

Alguns chuveiros tem a “função turbo”, por agora, como todos estão mais tempo em casa e precisam economizar, utilize a “função normal”. Isso ajuda também na economia.

Uma dica que vale a pena para quem está focado em economizar água, é reutilizar a água da máquina de lavar.

Você também pode reutilizar essa água para lavar a garagem, a sacada, o quintal, aproveite o máximo para assim você economizar na conta de água.

Outras contas de consumo, como serviços de streamings, internet e celular, também são passíveis de uma revisão.

Busque com as operadoras de celular e internet, reduzir o custo mensal.

Se você for um bom negociador, algumas inclusive diminuem o valor do gasto mensal e melhoram o seu plano.

3. Economize com Comida

Compre somente o necessário. Parece um pouco óbvio, mas acredite, isso vai evitar o desperdício.

Segundo um estudo da ONU, 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, vão para o lixo todos os anos. Isso equivale a 30% da produção mundial.

Ou seja, ter uma casa cheia de comida, não significa necessariamente que você terá comida por mais tempo.

Se você não faz a gestão dos seus alimentos, como por exemplo, verificar quais são os alimentos perecíveis , quais estão próximo do vencimento, você vai acabar jogando comida fora.

  • Compras de Supermercado

Então a dica é quando for ao mercado, compre apenas o suficiente e se atende a alimentos de consumo rápido, como frutas, leite, queijo, no geral alimentos perecíveis.

Calcule o período de consumo e faça uma lista antes de ir ao supermercado.

As vezes ir ao supermercado, não significa que você deva fazer uma compra do mês. Isso não é uma regra. Claro, quanto menos ir ao mercado melhor.

De fato, calcule o que você vai comprar, quanto tempo levará para você consumir. Será uma compra de 15 dias, um mês… não importa, o que importa mesmo é saber a quantidade e período.

  • Tenha a Hora Certa Para Cada Refeição

Para que você faça uma boa gestão da sua comida, é preciso ter uma rotina de alimentação.

De fato, a hora do café da manhã, do almoço, do lanche e jantar, são essenciais para o economia da comida.

Evitar comer entre as refeições, além de evitar o sobrepeso, auxilia na economia dos alimentos, evitando de ir mais de uma vez no mês ao supermercado.

Cozinhar para mais de uma refeição, irá ajudar muito quem tem uma família grande e pessoas que costumam “assaltam a geladeira”.

Assim você também economiza, tempo e energia. Lembre-se de ter a hora certa para comer, ajuda muito na economia doméstica.

4. Faça Mais Programas em Casa

Você já parou para pensar quando pedimos uma bebida em um barzinho ou balada, por exemplo uma cerveja, refrigerante e até uma água, o preço pode chegar até 100% mais caro do que o normal?

E para quem gosta de tomar um Wishky, que o copo vem menos que a metade de bebida, o preço é um absurdo… E esse é o preço a pagar por consumir em ambientes fora de casa.

Então a dica é fazer um programa em casa. Reúna bons amigos e a família. Um programa desses não substitui o programa fora, mas você pode intercalar e fazer algo bacana.

Veja bem, uma cervejinha com os amigos num programa em casa, vai sair bem mais em conta em comparação de consumir fora.

Aproveite para pedir uma pizza, nunca fica pesado quando você divide a conta.

Combine também de cada convidado ou você como convidado, levar petiscos ou bebidas para o local para compartilhar.

Faça o teste e me diga nos comentários, o que você achou do programa em casa, se você já faz isso ou não abre mão de um programa fora.

economia doméstica

Espero que essas dicas de economia doméstica tenham feito sentido para você e que de alguma maneira seja possível coloca-las em prática.

Acesse nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta