Pular para o conteúdo

Ótimas dicas de educação financeira e coloque as finanças em dia

Educação financeira é o processo de desenvolver hábitos e habilidades para lidar com os imprevistos financeiros, com o dinheiro e na tomada de decisões.

Anúncio

Sendo assim, a educação financeira também inclui o processo de aquisição de conhecimentos e habilidades para gerenciar seus bens.

Aprender a lidar com os imprevisto de forma inteligente, ou seja, começar o seu próprio planejamento financeiro pessoal.

Anúncio

Um planejamento financeiro pessoal de sucesso

O planejamento financeiro é um dos pilares da educação financeira. Portanto ter o seu próprio planejamento financeiro é ideal para ajustar as finanças dentro de casa.

Ou seja, isso irá te ajudar a entender quais são as suas despesas dentro do mês e também mensurar se o seu salário é suficiente para cobrir essas despesas.

Anúncio

Um planejamento financeiro pessoal, requer que você liste o seus gastos mensais atuais e futuros. Então o ideal é listar todas as despesas do mês em uma planilha em Excel ou até mesmo em um caderno. O importante é anotar tudo para depois analisar quais são as despesas supérfluas.

Porém se você preferir, existem diversos aplicativos financeiro que irão te ajudar a controlar seus ganhos e gastos pessoais. Separamos para você três aplicativos.

Assim, depois que você passa a enxergar de forma clara seus gastos, você será capaz de reduzir algumas despesas, passar a economizar e até mesmo ver se o seu salário é suficiente para manter suas despesas fixas.

Comece a investir, mesmo que pouco

Quando você passa a colocar em prática a educação financeira, começa a controlar seus gastos e já sabe o quanto vai gastar dentro mês. Decerto chegou a hora pensar em investir no mercado financeiro.

Primeiramente, honre seus compromissos financeiros, é muito importante você ter as contas em dia. Observe que quando começar a controlar seus gastos, certamente sobrará algum dinheiro no final do mês.

Então, mesmo que seja pouco, passe a investir no mercado financeiro. Existem diversos títulos bem interessantes que rendem muito mais que a poupança, como por exemplo CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA e dentre outros classificados como renda fixa.

De fato essas siglas parecem complicadas, mas são preocupem agora com elas, com o tempo você começa a entender cada uma delas. Para te ajudar separamos dois artigos que explicam de forma bem simples o que são cada uma dessas siglas e o que é renda fixa.

O que é Renda Fixa? Como começar a Investir?
Siglas do Mercado Financeiro. Aprenda de uma vez por todas.

Complete e a renda mensal com renda extra e educação financeira

Encontrar um segundo emprego pode ser uma ótima maneira de ganhar mais dinheiro para manter suas contas pagas e sua conta poupança crescendo. No entanto, é importante ter certeza de encontrar um horário que funcione para você e sua família.

Certamente há diversas formas de fazer uma renda extra, para começar você pode vender alguns itens de certo valor que não usa mais.

Outra ótima ideia é usar seus talentos, por exemplo, se você fala e escreve bem em inglês, pode dar aulas particulares de inglês. Igualmente para quem tem talento com instrumentos musicais, pois também podem passar esse dom adiante através de aulas particulares.

Agora se você quiser se aprofundar no assunto e realmente fazer uma renda extra, vamos deixar mais um artigo que tem ótimas dicas de como complementar a renda com negócios rentáveis e sem sair de casa.

Ideias de negócios rentáveis para começar ainda este ano.

Conclusão Educação Financeira

Em suma, educação financeira é uma ferramenta para ajudar as pessoas a gerenciar um orçamento muito bem, especialmente na sua vida ou nos negócios.

5/5 - (4 votes)