Pular para o conteúdo

Corretora de valores: por que abrir uma conta e começar a investir?

Um bom investidor financeiro além da educação financeira, com certeza tem sua carteira de investimentos em uma corretora de valores.

Anúncio

Confesso que no início dos meus investimentos, eu tinha muito receio de tirar o meu dinheiro da poupança do banco tradicional e abrir uma conta em corretora de valores para investir.

Por que é importante você começar a procurar uma corretora de valores para começar a investir de verdade no mercado financeiro? De fato, há várias vertentes, mas um ponto crucial é encontrar diversas formas de investimentos.

Anúncio

Claro que no seu banco tradicional é possível investir no mercado financeiro. Mas uma coisa é certa, as corretoras oferecem muito mais vantagens e outros tipos de investimentos.

Por que abrir uma conta na corretora de valores?

É importante para o investidor abrir uma conta na corretora de valores, devido a grande variedade de opções de investimentos, que por muitas vezes não são oferecidos por grandes bancos.

Anúncio

Uma dúvida comum para quem quer abrir uma conta em uma corretora é, quanto isso vai custar e se é necessário ter um patrimônio considerável.

A boa notícia é que para abrir uma conta em corretora de valores, costuma ser um processo gratuito e não é necessário ter comprovação de renda.

Portanto, com menos de R$ 100,00 já é possível você começar a investir de forma segura.

Ao investir na corretora quem fica com seu dinheiro?

É importante entender que a as corretoras de valores, são intermediárias de operações financeiras. Portanto, ela oferece diversos produtos financeiros, para clientes que querem investir o seu recurso financeiro.

Quando você investe em um produto financeiro, esse ativo fica atrelado ao seu CPF, ou seja, a corretora é apenas uma intermediadora. Por exemplo, se você optou na compra de um titulo CDB do Banco “X” o seu dinheiro fica com o Banco “X”.

Uma outra dúvida comum e frequente dos investidores é se as corretoras são seguras, mas no caso de querer trocar de corretora o que acontece com o investimento?

Todo o recurso enviado a corretora quando investido em um título, eles continuarão nominal ao investidor. Dependendo do investimento, caso o investidor queira trocar de corretora, não é necessário resgatar o investimento.

Claro isso vale para alguns investimentos como, ações, títulos privados como CDB, LCI, LCA, CRA, CRI, títulos públicos, debêntures, entre tantos outros.

Como escolher uma corretora de valores adequada

Antes de você escolher uma corretora, saiba qual é a melhor para você ao entender esses requisitos:

  • Os produtos financeiros que você quer investir, estão na carteira de investimento da corretora de valores?
  • Quais são as taxas aplicadas para a sua carteira de investimentos.
  • A corretora disponibiliza suporte, informações relevantes do mercado financeiro, gráficos atualizados?
  • O site e sistema da corretora são estáveis e é de fácil acesso?

O mercado financeiro é rico em modalidade de investimentos, como a renda fixa e  renda variável. Vou deixar um artigo que explica melhor sobre esse assunto “Renda Fixa e Renda Variável”

Caso você tenha interesse em investir em ações, o melhor a fazer é procurar uma corretora que tenha um Homebroker estável, com uma interface que você consiga se familiarizar, prática e fácil de usar. Fique atento também para as taxas de corretagem, vale a pena considerar essa informação.

O que é necessário para abrir uma conta na corretora?

Hoje em dia, a praticidade e rapidez tem facilitado a abertura de contas em corretora de valores. Praticamente todo o processo é 100% online.

Para que você possa abrir uma conta, é necessário responder e enviar alguns documentos como listado abaixo:

  • Dados pessoais: Como RG e CPF, comprovante de residência;
  • Informações de rendimento financeiro: A média salarial, e também dados patrimoniais. Essas informações são apenas para compreender melhor qual o melhor tipo de investimento para você;
  • Dados bancários: Necessário para fazer as transações da sua conta para a corretora, como também os resgates;
  • Perfil de Investidor: As corretoras são obrigadas a coletar informações sobre o seu perfil de investidor, uma modalidade também conhecida como suitability. Com a resposta desse questionário, a corretora entende que tipo de investimento é ideal para você.

Vou listar algumas corretoras que são mais utilizadas no momento:

Por enquanto, essas informações são as principais, depois será necessário você enviar alguns documentos adicionais e concordar com os termos de uso. Em suma, abrir uma conta na corretora de valores, levará o seus investimentos financeiros para um outro nível.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.

Rate this post