Pular para o conteúdo

Como eu otimizei minha carteira de investimentos

Aumentar o capital investido de sua carteira e reduzir os riscos de perda é o objetivo de todos os investidores. Entretanto, você precisa entender como anda a sua carteira de investimentos e tomar ações necessárias.

Anúncio

Separei algumas dicas para ajudar você a otimizar sua carteira. Estas práticas foram as que eu utilizei e que uso até hoje.

Comece a usar uma planilha de controle de investimentos

Controlar seus investimentos é o melhor caminho para fazer a sua carteira prosperar. Comecei a alcançar meus objetivos a partir do momento em que planilhei todos eles.

Anúncio

Desta forma, consegui enxergar quais tinham mais lucratividade. A projeção destes lucros e quais valiam a pena continuar ou não a investir.

De fato, quando você começa a planilhar, de acordo com as suas metas, seus investimentos ficam mais claros. Desta forma conseguirá otimizar sua carteira de investimentos e:

Anúncio
  • Aumentar sua lucratividade a curto e médio prazo;
  • Período que esse recurso ficará aplicado;
  • Analisar a inflação e correção do patrimônio aplicado.

Estas analises na sua carteira fazem toda a diferença. Isso serve para sua carteira de ações e investimento de renda fixa de curto e médio prazo.

Encontre uma corretora ideal para você e seus investimentos

Hoje em dia, existem muitas corretoras que propõem diversas formas de investimentos e algumas vantagens. Porém, você precisa entender qual o seu tipo de investimento, e qual irá lhe propor melhor rentabilidade.

No momento que comecei a realizar operações com mais frequência na bolsa e aplicações, busquei uma corretora que atendesse os seguintes requisitos:

  • Taxa de administração;
  • Tradição no mercado;
  • Suporte online/ via chat/ e-mail;
  • Home-Broker estável;

A melhor forma de encontrar uma corretora que irá acompanhar você por anos, é fazer uma pesquisa de mercado. Desta forma você irá se sentir confiável em deixar seus ativos por lá.

Busque opiniões de amigos, pessoas que estão a mais tempo nesse ramo. Uma dica que deixo para você é: Normalmente as corretoras que estão a mais tempo no mercado, são mais seguras. Mas isso é uma questão de decisão pessoal.

Entenda como calcular a rentabilidade do seu investimento

Confesso que no início dos meus investimentos, o que mais me deixava no escuro era entender se eles estavam no lugar certo.

O que me fez abrir os olhos e trouxe luz à minha mente, foi  entender o cálculo do meu investimento. Eu sei, gerenciar uma carteira de investimentos, com mais de 10 ativos, imposto de renda, dividendos não é uma tarefa fácil, te entendo.

Assim, para você se aprofundar mais sobre como calcular a sua rentabilidade, vou deixar o acesso para um blog que explica de forma didática como fazer isso: Calcular um retorno de um investimento.

Deixe sua carteira de investimentos diversificada

Um termo muito usado no mercado financeiro quando se trata de investimentos, principalmente em ações é “nunca deixe os ovos na mesma cesta“.

Em outras palavras, isso quer dizer que você não deve deixar seus recursos investidos em um único tipo de investimento.

Por exemplo, não deixe 100% do seu dinheiro em apenas um tipo de investimento. Diversifique, analise bem o mercado financeiro e comece a distribuir seu investimento em renda fixa, fundos imobiliários, renda variável (como ações) dentre outros.

Portanto, entenda qual é o seu perfil de investidor e comece a diversificar sua carteira dentro do seu ideal.

Leia bons livros e blogs sobre investimentos

Eu comecei a me interessar mais sobre livros que falavam sobre investimentos. Passei a entender que minha maior riqueza era o conhecimento. E a consequência disso, foi entender a melhor forma de investir meus recursos financeiros.

Os livros que indico para quem quer começar a ler sobre assuntos voltados para poupar são:

  • O Segredo da Mente Milionária – T. Harv Eker
  • Pai Rico e Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki
  • O Milionário Mora ao Lado – Thomas J. Stanley & Willian D. Danko

De fato, esses livros são de leitura fácil e de bom entendimento para você começar a pensar sobre finanças de forma agradável.

Desta forma, você irá entender que o dinheiro, quando bem usado não é o mal do mundo. E você pode ajudar muito as pessoas tendo recursos financeiros.

Mas, se você quiser saber mais sobre outros livros voltados para finanças, leia este outro artigo | “Melhores livros sobre investimentos“.

Conclusão

Em resumo, eu só consegui ter minha carteira de investimentos otimizada a partir do momento que comecei buscar conhecimento.

Portanto, aprendi a aplicar os meus estudos em investimentos de forma organizada, planejando metas e diversificando meus recursos de forma inteligente.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a manter o foco em seus investimentos.

Siga-nos nas redes sociais Facebook | Instagram | Pinterest.

Rate this post