Pular para o conteúdo

Comece a organizar a vida financeira dentro de casa

As finanças dentro de casa devem ser vistas como algo primordial para a sua qualidade de vida e de sua família. Vamos dar algumas dicas para organizar a vida financeira.

Anúncio

Principalmente agora, devido o tempo da crise global na vida financeira de muitas pessoas. Muitos não conseguem organizar a vida financeira dentro de casa.

Isso é comum devido os gastos desnecessários durante o mês e a falta de controle financeiro.

Anúncio

É hora de começar a avaliar o seus gastos X seus ganhos e começar a organizar as finanças. Aqui vão algumas dicas para equilibrar a vida financeira dentro de casa.

Elimine suas dívidas, se possível negocie

O primeiro passo, é eliminar suas dívidas. Não caia no erro e desespero de tentar pagá-las com empréstimos bancários. Você só fará outra dívida e com juros altíssimos.

Anúncio

Elimine esse risco de pedir empréstimo. De fato, o que você deve fazer é colocar na ponta do lápis as suas dívidas e tentar negociar.

Quando você se posiciona querendo resolver o problema com o credor, isso lhe dará abertura para negociar.

Na negociação de sua dívida, busque os descontos e a melhor forma de pagamento. Procure negociar os pagamentos à vista.

As vezes os juros são retirados e os descontos são vantajosos. Se for parcelar, faça um acordo que você realmente irá pagar.

Faça metas para alcançar seus objetivos

Para começar a organizar suas finanças, você precisa traçar metas. Suas metas precisam ser realistas para eliminar qualquer tipo de frustração.

A quitação de suas dívidas, já fazem parte desse objetivo. Metas simples também contam, como diminuir o consumo mensal da sua casa. Por exemplo, a luz, água, o gás… isso fará diferença nas contas do mês.

Separei um artigo que trará mais detalhes de como traçar metas | “Saiba como ter metas na vida

Gaste menos e poupe mais

Você precisa olhar para suas finanças com foco na realidade. Se o seu salário não lhe permite ter um carro do ano em curto/médio prazo, ou fazer uma viagem cheia de luxos, simplesmente não faça isso agora.

Não quero dizer que se você não ganha o suficiente então deixe seu sonhos de lado, não é isso. A ideia é traçar metas.

Se você quer ter o seu carro e viagem dos sonhos, então comece a poupar, sempre focado em metas.

Faça uma planilha detalhada com o seus gastos mensais. Coloque tudo mesmo, luz, telefone, internet, cartão e outros. Como resultado, você irá enxergar o que é possível fazer para diminuir os seus gastos.

O cartão é muitas vezes o vilão dos gastos mensais. Tente diminuir o limite, isso ajuda a evitar a tentação de gastos desnecessários.

Quando você começar a observar o que pode ser feito para diminuir os gastos, é hora de começar a tentar poupar o seu salário. Tente ao menos poupar 5% a 15% do seu salário.

Pague seus impostos – “Dê a César o que é de César”

No início do artigo uma das primeiras dicas é se livrar das dívidas. De fato, seus impostos precisam entrar na sua planilha.

Claro, nem todos os impostos são mensais (depende da forma de pagamento). Portanto, quando montar sua planilha de gastos financeiros, aproveite para projetar gastos como IPTU, IPVA, imposto de renda dentre outros.

Lembre-se, caso esses impostos não sejam pagos, seu nome fica inadimplente.

Quando você começa a poupar você verá, que no momento de pagar esses impostos, essa poupança fará toda diferença.

Busque rendas alternativas

Se você chegou até aqui e mesmo assim não encontrou maneiras de poupar ao menos de 5% a 15% do seu salário por mês, então é o momento de pensar e avaliar a possibilidade de uma renda extra.

Não tenha vergonha disso, é a sua vida que está em jogo. Nos dias atuais, a informalidade e a busca de renda extra tem crescido muito.

Aproveite a internet para isto, existem muitas formas de trabalhar com essa ferramenta. Procure uma que se encaixe à você. Assim, talvez aquele tempo vago à noite, você consiga construir algo rentável.

Faça reservas financeiras para um fundo de emergência

Todo mundo tem incidentes em algum momento durante a vida. Esteja preparado para isso, assim você conseguirá se manter organizado com a sua saúde financeira.

Quando você começa a ter uma organização financeira dentro casa, de fato você irá a enxergar outras coisas, como investimentos através de metas de curto, médio e longo prazo.

Para se aprofundar melhor sobre como ter uma reserva de emergência, este artigo irá te ajudar “Reserva de Emergência: Como devo começar a investir”.

Siga-nos no facebook para mais dicas de finanças “Investir e Viver”

5/5 - (1 vote)