Pular para o conteúdo

Aprenda de forma eficaz o que é CDB e como investir

A grande maioria dos investidores têm em seus portfólios financeiros o CDB, um dos investimentos mais utilizados na renda fixa.

Anúncio

O sucesso pelo qual o CDB é bem requisitado pelos investidores, é o fato de ter uma boa rentabilidade e segurança.

Afinal, o que é CDB e para que serve?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento de renda fixa, que são títulos emitidos pelos bancos. Você como investidor, empresta o seu dinheiro para a instituição bancária.

Anúncio

Ou seja, ao invés de você pegar dinheiro com o banco, é você quem vai emprestar dinheiro ao banco que você escolher. Em contrapartida, você irá receber uma taxa (juros) de rentabilidade que é definida no título no momento da compra.

Os bancos emitem esses títulos com o intuito de financiar suas atividades, como pagamento de dívida, empréstimos, custear projetos e outras atividades bancárias.

Anúncio

E como investir em CDB?

Para investir em CDB’s, basta abrir uma conta em instituições bancárias, como também em corretoras de valores. Nas corretoras você encontrará muito mais títulos de CDB’s de diversas outras instituições bancárias e várias taxas para sua melhor escolha.

Meus investimentos hoje, estão na corretora XP investimentos. De qualquer forma vou citar algumas para que você decida em qual aplicar essa modalidade de investimento:

Depois que você abrir sua conta em uma corretora, o que se deve fazer é verificar os CDBs disponíveis para investir.

É necessário olhar bem cada tipo de CDB, pois cada título tem o seu valor mínimo para investir. Quanto maior o valor e prazo do CDB, maior será a sua rentabilidade. Vou deixar abaixo, um simulador de investimento em renda fixa.

Após você escolher o título que quer investir, insira o valor da sua aplicação e compre conforme o seu interesse. Pronto, agora é acompanhar a rentabilidade.

Vantagens de investir em CDB

Como eu disse no início do artigo, o CDB é um dos investimentos mais utilizados. Claro que existem pessoas que preferem outros tipos de investimentos, mas no geral é um ótimo investimento, vamos as vantagens:

Facilidade para investir

Basta ter acesso a internet, escolher uma corretora. A compra de CDBs são 100% online.

Segurança

Uma das grandes vantagens é a segurança. Quando você investe em CDB, você está coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

O FGC, cobre até R$ 250 mil por CPF/CNPJ, por um conjunto de investimentos em cada instituição financeira.

Explico com mais detalhes sobre o FGC neste artigo “Entenda as Siglas do Mercado Financeiro

Liquidez da aplicação

Por ser um investimento flexível, é possível encontrar diversas opções de aplicações, com prazos de liquidez menor.

Ou seja, se você escolheu um CDB, que precisa utilizar o recurso antes do vencimento do prazo, esse ativo possui uma liquidez diária.

Desvantagem de investir em CDB

Existem mais vantagens do que desvantagens, mas elas existem. Por exemplo, a tributação que incidida no ativo.

A rentabilidade do CDB sofre o desconto do Imposto de Renda. Esse desconto pode variar de 15% até 22,5% na data do vencimento do título. Isso depende muito do valor investido.

Outra desvantagem é o resgate fora do prazo de vencimento. O ideal, caso você não tenha optado por um CDB com liquidez diária, é resgatar o seu investimento somente depois da data de vencimento.

Em último caso, você deseja antecipar o resgate, a sua rentabilidade pode não ser tão vantajosa quanto você imaginava.

Conclusão

Em resumo, o CDB é título de renda fixa, emitidos pelos bancos, que tem uma rentabilidade bastante atrativa.

São títulos seguros e possuem baixo risco de investimento. Além de ser um ativo que não precisa de um capital muito alto para começar a investir.

Agora que você sabe o que é CDB e como investir, deixe nos comentários que tipo de investimento gostaria de ver aqui no blog.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook / Pinterest / Twitter 

5/5 - (1 vote)