Pular para o conteúdo

8 curiosidades sobre o mercado financeiro que você não sabia

O mercado financeiro é um mundo complexo e cheio de curiosidades. Neste artigo, você conhecerá 8 fatos interessantes sobre o mundo das finanças você provavelmente não sabia.

Anúncio

Esporte e o mercado financeiro

Você sabia que as ações de clubes de futebol podem subir ou cair dependendo do desempenho da equipe?

Para exemplificar, a aquisição do craque Cristiano Ronaldo pela Juventus, em 2009, fez com que o clube italiano se valorizasse 200 milhões de euros na Bolsa de Milão em poucas semanas.

Anúncio

Por outro lado, na Índia, país no qual o futebol não é relevante, os movimentos da bolsa passam pelo desempenho de sua seleção nacional de críquete, o esporte mais popular do país.

Adolescentes podem investir

Você sabia que o número de investidores menores de 18 anos no Brasil quase triplicou desde 2020?

Anúncio

Atualmente, há cerca de 30.732 contas em nome de adolescentes com até 15 anos, segundo as informações do Governo Federal. Ao juntar os investimentos desses jovens, o valor chega a mais de R$1 bilhão.

O antes e depois do Home Broker

Nos anos 80, as ordens de compra e venda tinham que ser autenticadas mecanicamente e só então o corretor dirigia-se para o pregão para executá-las.

Além disso, o investidor ainda tinha que ir até o local para entregar ao operador da corretora o valor total da transação, pegar o recibo e esperar mais uns dois dias para que o título comprado fosse, finalmente, entregue.

Hoje, tudo isso é feito de forma digital, por meio do Home Broker. Com um computador ou smartphone conectado à internet, o investidor pode realizar suas operações de forma rápida e segura no mercado financeiro.

Acredite, os piratas também investem na Bolsa

Você sabia que piratas da Somália criaram, em 2009, uma espécie de “bolsa de valores” para arrecadar dinheiro que financiaria os ataques aos navios no Golfo de Áden?

Os piratas criaram espécies de empresas dentro de uma cooperativa, na qual os investidores compram cotas e financiam as ações criminosas.

Se ocorrer tudo como eles planejaram, os investidores recebem os “dividendos” da operação, isto é, parte da carga roubada. Caso ocorra o contrário, ficam, literalmente, a ver navios.

Pregão até nos finais de semana

Embora a maioria das bolsas globais não opere aos fins de semana, em países de maioria muçulmana ou judaica as bolsas costumam ficar abertas.

Isso porque esses povos consideram a sexta e o sábado sagrados, e as bolsas abrem de domingo a quinta-feira, exceto na bolsa de Teerã, que fica fechada as quinta e sexta-feira.

Touro x Urso no mercado financeiro

Os touros e os ursos são símbolos presentes no mercado financeiro e representam movimentos de alta ou de baixa.

O touro (bull, em inglês) simboliza um movimento de alta, impulsionado pelas suas chifradas. Quando estamos em um “bull market”, significa que o mercado está aquecido, ou seja, os investidores estão otimistas e apostando na alta dos ativos.

Já o urso (bear, em inglês) simboliza um movimento de baixa, representado pela patada do animal. Quando temos um “bear market”, significa que o mercado se encontra em tendência de baixa.

Número de investidores na B3

O número de investidores na B3, a bolsa de valores brasileira, vem crescendo ano a ano.

Em 2022, o número de investidores na B3 subiu para 5,8 milhões, o recorde da história. Esse número representa, portanto, 2,7% da população brasileira.

Essa tendência é impulsionada, principalmente, pela classe C, que vem ganhando maior poder aquisitivo e acesso à educação financeira.

Avenida Faria Lima no mercado financeiro

A Avenida Faria Lima, em São Paulo, é considerada o centro financeiro do Brasil e da América Latina.

É nesta avenida que estão localizadas inúmeras companhias nacionais e multinacionais de diversos setores, com destaque setores financeiros, claro.

Aliás, a região se tornou tão valorizada, que é uma das mais altas média salarial de São Paulo e do país.

Aprenda um pouco mais sobre educação financeira

Esperamos que você tenha aproveitado o artigo, então compartilhe com amigos e familiares as nossas dicas de educação financeira. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Pinterest.

5/5 - (2 votes)